Centro Infantil Cinderela

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta foi criada este ano letivo.

2. Área aproximada da horta (m²)

Não aplicável (3 canteiros/vasos)

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Não aplicável (Ensino Pré-Escolar)

3.3. N.º de alunos envolvidos

39

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

3

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Alguns encarregados de educação contribuiram com as sementes.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A criação desta horta permitiu demonstrar à comunidade que é possível criar pequenas hortas mesmo quando não se dispõe de um terreno em casa. Algumas familias pretendem replicar este exemplo em suas casas.
Os "canteiros em poço" foram criados a partir de resíduos como pneus e cafeteiras danificadas em uso na instituição. Deste modo pretendeu-se também demonstrar a importância da reciclagem e reutilização de resíduos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

As tarefas como a rega e a monda são da responsabilidade de cada sala, já que existe um canteiro(poço) para cada grupo de crianças (sala dos 3 anos, sala dos 4 anos e sala dos 5 anos).

7. Como é feita a preparação do solo?

Como a horta teve inicio este ano, ainda não careceu de tarefas como a mobilização e a fertilização. A limpeza é feita pelas crianças de cada uma das salas, sempre que vão regar os "poços".

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Resíduos resultantes da limpeza dos jardins da instituição e restos da cozinha.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Sala dos 3 anos: cravia, alface e petúnia.
sala dos 4 anos: cravina, cenoura e petúnia
Sala dos 5 anos: cravina, manjericão e petúnia.

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Quando existe água resultante da recolha da chuva, utiliza-se. Quando tal não é possível, rega-se com água da rede utilizando garrafas e regadores para evitar desperdícios de água.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização é realizada sempre que as crianças vão à horta.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Participação no concurso Gestão ambiental na Escola promovido pela Resíduos do Nordeste; confeção de saldas, aromatizar alguns pratos.

15. Outros aspetos de realce da horta

Esta horta tem uma dupla função, a de cultivar hortícolas mas também embelezar o espaço exterior do Centro Infantil. Como os canteiros/ poços resultaram de materias reciclados, esta horta sensibiliza também a comunidade escolar para a importanacia da valorização dos resíduos, dando-lhes um novo uso antes de os eliminar.

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Centro Infantil Cinderela

Professor coordenador da horta: Filipa Pires