Centro Infantil Cinderela
a nossa horta bio
flores na horta
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
A horta foi criada este ano letivo.
2. Área aproximada da horta (m²)
Não aplicável (3 canteiros/vasos)
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
3
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Não aplicável (Ensino Pré-Escolar)
3.3. N.º de alunos envolvidos
39
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
3
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Alguns encarregados de educação contribuiram com as sementes.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
A criação desta horta permitiu demonstrar à comunidade que é possível criar pequenas hortas mesmo quando não se dispõe de um terreno em casa. Algumas familias pretendem replicar este exemplo em suas casas.
Os "canteiros em poço" foram criados a partir de resíduos como pneus e cafeteiras danificadas em uso na instituição. Deste modo pretendeu-se também demonstrar a importância da reciclagem e reutilização de resíduos.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
As tarefas como a rega e a monda são da responsabilidade de cada sala, já que existe um canteiro(poço) para cada grupo de crianças (sala dos 3 anos, sala dos 4 anos e sala dos 5 anos).
7. Como é feita a preparação do solo?
Como a horta teve inicio este ano, ainda não careceu de tarefas como a mobilização e a fertilização. A limpeza é feita pelas crianças de cada uma das salas, sempre que vão regar os "poços".
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Resíduos resultantes da limpeza dos jardins da instituição e restos da cozinha.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Sala dos 3 anos: cravia, alface e petúnia.
sala dos 4 anos: cravina, cenoura e petúnia
Sala dos 5 anos: cravina, manjericão e petúnia.
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Quando existe água resultante da recolha da chuva, utiliza-se. Quando tal não é possível, rega-se com água da rede utilizando garrafas e regadores para evitar desperdícios de água.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
A monitorização é realizada sempre que as crianças vão à horta.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Participação no concurso Gestão ambiental na Escola promovido pela Resíduos do Nordeste; confeção de saldas, aromatizar alguns pratos.
15. Outros aspetos de realce da horta
Esta horta tem uma dupla função, a de cultivar hortícolas mas também embelezar o espaço exterior do Centro Infantil. Como os canteiros/ poços resultaram de materias reciclados, esta horta sensibiliza também a comunidade escolar para a importanacia da valorização dos resíduos, dando-lhes um novo uso antes de os eliminar.