Escola Básica D. Pedro I - Arco Maior 3 Gaia
a nossa horta bio
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Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Há dois anos.
2. Área aproximada da horta (m²)
195
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
3
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Jardinagem, Cozinha, TIC
3.3. N.º de alunos envolvidos
20
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
2
4. As famílias são envolvidas?
Não
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Os produtos produzidos e colhidos na horta são utilizados na elaboração de refeições (almoço diário)
nas aulas de cozinha, sendo servidos aos alunos, professores e funcionários da escola e, em ocasiões especiais (como na realização de eventos da escola), a elementos da comunidade.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Os alunos estão agrupados em dois turnos de trabalho por cada ciclo de ensino (dois turnos da turma de 2º ciclo e dois turnos da turma do 3º ciclo). As aulas de jardinagem são realizadas à segundas e quintas-feiras pelo 2º ciclo e às quartas e sextas-feiras pelo 3º ciclo. Desta forma, todos os alunos existentes na escola realizam diversas tarefas inerentes à manutenção da horta: rega, sacha, monda, recolha dos detritos orgânicos do jardim (folhas etc…) e colheita dos legumes resultantes para a confeção das refeições elaboradas na cozinha.
7. Como é feita a preparação do solo?
A preparação do solo é feita manualmente com enxadas, incorporando o composto resultante da compostagem desenvolvida na horta. Por vezes realizam a sideração das ervas resultantes da limpeza dos espaços em pousio e incorporação de matéria orgânica granulada, quer na altura da plantação, quer posteriormente como fertilização cobertura.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
- Resíduos orgânicos da cozinha: cascas de fruta, cascas dos legumes, cascas de ovos;
- Folhas secas das árvores existentes no jardim da escola;
- Ervas resultantes da limpeza dos canteiros do jardim.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Couve galega / Espinafre
Beterraba
Rabanetes
Alface / Couve
Penca
Repolho
Ervilha e alface
Morangos
Alho-francês
Couve roxa
Brócolos
Couve flor / Alface
Aromáticas (hortelã, tomilho, sálvia, calêndula, aipo verde, salsa, coentros, loureiro, erva príncipe)
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A água da chuva é recolhida em baldes, aproveitando-se esta água para regar as culturas. Quando esta água é insuficiente, recorre-se a uma mangueira, utilizando água da rede pública.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim. Diariamente, através da observação das culturas.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Sim
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Lagartas da couve, que foram recolhidas manualmente.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Confeção de alimentos
Workshops temáticos