Escola Básica D. Pedro I - Arco Maior 3 Gaia

a nossa horta bio

flores na horta

 
 

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há dois anos.

2. Área aproximada da horta (m²)

195

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Jardinagem, Cozinha, TIC

3.3. N.º de alunos envolvidos

20

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

2

4. As famílias são envolvidas?

Não

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os produtos produzidos e colhidos na horta são utilizados na elaboração de refeições (almoço diário)
nas aulas de cozinha, sendo servidos aos alunos, professores e funcionários da escola e, em ocasiões especiais (como na realização de eventos da escola), a elementos da comunidade.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os alunos estão agrupados em dois turnos de trabalho por cada ciclo de ensino (dois turnos da turma de 2º ciclo e dois turnos da turma do 3º ciclo). As aulas de jardinagem são realizadas à segundas e quintas-feiras pelo 2º ciclo e às quartas e sextas-feiras pelo 3º ciclo. Desta forma, todos os alunos existentes na escola realizam diversas tarefas inerentes à manutenção da horta: rega, sacha, monda, recolha dos detritos orgânicos do jardim (folhas etc…) e colheita dos legumes resultantes para a confeção das refeições elaboradas na cozinha.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo é feita manualmente com enxadas, incorporando o composto resultante da compostagem desenvolvida na horta. Por vezes realizam a sideração das ervas resultantes da limpeza dos espaços em pousio e incorporação de matéria orgânica granulada, quer na altura da plantação, quer posteriormente como fertilização cobertura.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

- Resíduos orgânicos da cozinha: cascas de fruta, cascas dos legumes, cascas de ovos;
- Folhas secas das árvores existentes no jardim da escola;
- Ervas resultantes da limpeza dos canteiros do jardim.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Couve galega / Espinafre
Beterraba
Rabanetes
Alface / Couve
Penca
Repolho
Ervilha e alface
Morangos
Alho-francês
Couve roxa
Brócolos
Couve flor / Alface
Aromáticas (hortelã, tomilho, sálvia, calêndula, aipo verde, salsa, coentros, loureiro, erva príncipe)

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A água da chuva é recolhida em baldes, aproveitando-se esta água para regar as culturas. Quando esta água é insuficiente, recorre-se a uma mangueira, utilizando água da rede pública.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Diariamente, através da observação das culturas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Lagartas da couve, que foram recolhidas manualmente.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Confeção de alimentos
Workshops temáticos

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Escola Básica D. Pedro I - Arco Maior 3 Gaia

Professor coordenador da horta: Rita Veloso da Silva Torres