Escola Básica Guilherme Stephens

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

até 50 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Ciências Naturais, coordenadora Eco-Escolas

3.3. N.º de alunos envolvidos

6

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

2

4. As famílias são envolvidas?

Não

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Por parte dos alunos, verifica-se muito entusiasmo pelas tarefas da horta e em geral pelos professores e funcionários da escola

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção é feita uma vez por semana e as tarefas são repartidas pelos alunos participantes, especialmente alunos com necessidades educativas especiais.

7. Como é feita a preparação do solo?

Como a nossa horta é levada a cabo em caixas de esferovite, não há lugar a grande preparação do solo. São adquiridos pela escola sacos de terra e estrume de cavalo.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Todos os resíduos (ramos, folhas velhas) da horta são canalizados para o compostor assim como as folhas velhas das árvores e arbustos do recinto escolar.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Faveiras; nabiças, rabanetes; alho francês e alhos de cabeça; alfaces; brócolos; couve galega; couve de corte; espinafres; nabo greleiro; coentros, salsa, hortelã; produção de cogumelos pleurotus e sobreiros

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

As águas pluviais são aproveitadas para a rega e dado que a horta é pequena não se gasta muita água da torneira

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Todas as semanas, os alunos "inspecionam" todos os legumes a fim de encontrar o que pode prejudicar a horta. Como esta se encontra num espaço interior de um bloco mas ao ar livre é raro encontros inoportunos. Um caracolito aqui, outro acolá, mas é raro.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Está previsto a confeção de alguma saladas saudáveis.
No dia 5 de junho, foi preparado por mim e pela minha colega de francês um lanche francês no qual forma utilizadas as últimas alfaces a incluir numa baguette gigante.

15. Outros aspetos de realce da horta

A produção de cogumelos e sobreiros descendentes do nosso sobreiro centenário.
Como no Dia da Floresta Autóctone foi levada a cabo uma sementeira de carvalhos com bolotas oferecidas pelo município, a escola acompanhou também o crescimento desta última espécie da qual enviei um foto exemplificativa.

15.1. Link para a página da horta

www.ambientegsblog.wordpress.com

 

Publicado por: avatar Escola Básica Guilherme Stephens

Professor coordenador da horta: Célia Maria Ferreira Henriques Neves Soeima