Escola Básica Guilherme Stephens
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
3 anos
2. Área aproximada da horta (m²)
até 50 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
4
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Ciências Naturais, coordenadora Eco-Escolas
3.3. N.º de alunos envolvidos
6
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
2
4. As famílias são envolvidas?
Não
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Por parte dos alunos, verifica-se muito entusiasmo pelas tarefas da horta e em geral pelos professores e funcionários da escola
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção é feita uma vez por semana e as tarefas são repartidas pelos alunos participantes, especialmente alunos com necessidades educativas especiais.
7. Como é feita a preparação do solo?
Como a nossa horta é levada a cabo em caixas de esferovite, não há lugar a grande preparação do solo. São adquiridos pela escola sacos de terra e estrume de cavalo.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Todos os resíduos (ramos, folhas velhas) da horta são canalizados para o compostor assim como as folhas velhas das árvores e arbustos do recinto escolar.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Faveiras; nabiças, rabanetes; alho francês e alhos de cabeça; alfaces; brócolos; couve galega; couve de corte; espinafres; nabo greleiro; coentros, salsa, hortelã; produção de cogumelos pleurotus e sobreiros
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
As águas pluviais são aproveitadas para a rega e dado que a horta é pequena não se gasta muita água da torneira
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Todas as semanas, os alunos "inspecionam" todos os legumes a fim de encontrar o que pode prejudicar a horta. Como esta se encontra num espaço interior de um bloco mas ao ar livre é raro encontros inoportunos. Um caracolito aqui, outro acolá, mas é raro.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Está previsto a confeção de alguma saladas saudáveis.
No dia 5 de junho, foi preparado por mim e pela minha colega de francês um lanche francês no qual forma utilizadas as últimas alfaces a incluir numa baguette gigante.
15. Outros aspetos de realce da horta
A produção de cogumelos e sobreiros descendentes do nosso sobreiro centenário.
Como no Dia da Floresta Autóctone foi levada a cabo uma sementeira de carvalhos com bolotas oferecidas pelo município, a escola acompanhou também o crescimento desta última espécie da qual enviei um foto exemplificativa.
15.1. Link para a página da horta
www.ambientegsblog.wordpress.com