Horta pequena (até 50m²)



3 anos
até 50 m2
4
Ciências Naturais, coordenadora Eco-Escolas
6
2
Não
Por parte dos alunos, verifica-se muito entusiasmo pelas tarefas da horta e em geral pelos professores e funcionários da escola
A manutenção é feita uma vez por semana e as tarefas são repartidas pelos alunos participantes, especialmente alunos com necessidades educativas especiais.
Como a nossa horta é levada a cabo em caixas de esferovite, não há lugar a grande preparação do solo. São adquiridos pela escola sacos de terra e estrume de cavalo.
Sim
Todos os resíduos (ramos, folhas velhas) da horta são canalizados para o compostor assim como as folhas velhas das árvores e arbustos do recinto escolar.
Faveiras; nabiças, rabanetes; alho francês e alhos de cabeça; alfaces; brócolos; couve galega; couve de corte; espinafres; nabo greleiro; coentros, salsa, hortelã; produção de cogumelos pleurotus e sobreiros
Sim
As águas pluviais são aproveitadas para a rega e dado que a horta é pequena não se gasta muita água da torneira
Todas as semanas, os alunos "inspecionam" todos os legumes a fim de encontrar o que pode prejudicar a horta. Como esta se encontra num espaço interior de um bloco mas ao ar livre é raro encontros inoportunos. Um caracolito aqui, outro acolá, mas é raro.
Não
Não
Está previsto a confeção de alguma saladas saudáveis.
No dia 5 de junho, foi preparado por mim e pela minha colega de francês um lanche francês no qual forma utilizadas as últimas alfaces a incluir numa baguette gigante.
A produção de cogumelos e sobreiros descendentes do nosso sobreiro centenário.
Como no Dia da Floresta Autóctone foi levada a cabo uma sementeira de carvalhos com bolotas oferecidas pelo município, a escola acompanhou também o crescimento desta última espécie da qual enviei um foto exemplificativa.
www.ambientegsblog.wordpress.com