Escola Sec. Dr. Ângelo Augusto da Silva
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
5
2. Área aproximada da horta (m²)
300
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
1
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Bio-Horta seção Ensino Estruturado: Unidade de Ensino Estruturado, Currículo específico individual, D.L.R. nº 33/2009/M; Bio-Horta seção experimental: Ciências da Natureza 5º e 6º anos.
3.3. N.º de alunos envolvidos
10
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
1
4. As famílias são envolvidas?
Não
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
1- Criação de um espaço onde os alunos da Unidade de Ensino Estruturado possam desenvolver atividades de cariz funcional, com o objetivo de promover a autonomia pessoal e social, aumentar a responsabilidade, adquirir hábitos de trabalho e competências que podem ser úteis para a sua vida pós-escolar, contribuindo também para a inclusão destes na vida ativa na comunidade onde estão inseridos;
2- Criar um espaço na horta onde possam ser experimentadas técnicas referentes à agricultura biológica;
3- Sensibilizar para uma alimentação saudável, para a preservação dos recursos naturais, solos e biodiversidade;
4- Promover um espaço de aprendizagem e de lazer para toda a comunidade educativa.
5- Divulgar o trabalho desenvolvido pelos alunos e comunidade educativa sobre a agricultura biológica na Bio-Horta da Escola, através da participação em concursos Nacionais e Regionais.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção e a repartição de tarefas é realizada de acordo com a disponibilidade dos alunos, as suas competências e os seus interesses. Tem se em conta também as condições climatéricas e o evoluir das culturas e controlo das ervas infestantes.
7. Como é feita a preparação do solo?
Inicialmente é arada a terra. É feita a monda e o enriquecimento da terra com material orgânico proveniente da compostagem. Finalmente é realizada a sementeira.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Matéria orgânica da própria horta e do jardim. Pó do café proveniente do bar da escola.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
ver legenda do croqui.
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega é realizada pelos alunos ao final do dia, maioritariamente com recurso a água de abastecimento público, utilizando uma mangueira, balde ou regador adaptado.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim. Através da observação direta, quando as mesmas surgem.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Sim
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
O combate às pragas das culturas é feito com o recurso a métodos não agressivos do ambiente como sejam, a utilização de cinzas, cascas de ovos e abrigos para os caracóis, por exemplo.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Os alunos da Unidade de Ensino Estruturado aprendem algumas técnicas de culinária para efetuar sandes, omoletes, chás, utilizando produtos da bio-horta. São realizados pequenos mercados para a comunidade escolar. O valor monetário que é angariado é utilizado para a compra de utensílios para a própria horta e para a compra de materiais de desgaste rápido.
15. Outros aspetos de realce da horta
A Bio-horta constitui também um espaço de lazer, para alunos da escola, que a visitam e a respeitam.