Escola EB 2,3 e Sec. da Chamusca

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde setembro de 2015

2. Área aproximada da horta (m²)

220

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Ciências Naturais, Ciências Físicas e Naturais e Oferta Complementar de Cidadania

3.3. N.º de alunos envolvidos

36

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

2

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

As famílias contribuem, sempre que necessário, com a doação de plantas, sementes e outros materiais essenciais à realização das atividades desenvolvidas na Horta. Este ano foi conseguido através do projeto " Aprender Juntos" uma parceria entre escola e familia com uma atividade demonstrativa que envolveu Encarregados de Educação no terreno.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

São valorizados os conhecimentos e experiências dos alunos nesta área promovendo a partilha de saberes.
Interesse, curiosidade e empenho dos alunos envolvidos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

O terreno está dividido em parcelas, sendo que, cada uma é da responsabilidade de duas turmas que estão envolvidas. Os alunos são supervisionados pelos professores responsáveis.
A manutenção da Horta é assegurada com a distribuição de tarefas (monda, sacha, rega, delimitação de canteiros...) atribuída às duas turmas, com rotatividade entre o alunos (escala de rotação).

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza do solo é realizada sempre que necessário. A preparação do solo foi efetuada no inicio do ano com recurso a enxadas a fim de se proceder ao arejamento do solo (o solo foi revolvido com enxada).

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com restos de vegetais resultantes da monda.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Favas associadas a flores de capuchinhas e narcisos;
Ervilhas em associação com couve;
Alfaces em associação com salsa.

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega tem sido feita com água da chuva, em função das condições climatéricas.
Posteriormente na ausência de chuva será regada com água da rede a qual será recolhida no dia anterior para libertar o cloro.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Por observação direta é efetuada uma análise às plantas em crescimento, semanalmente, a fim de detetar possíveis pragas/doenças.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Todos os trabalhos desenvolvidos na Horta são dados a conhecer à comunidade educativa através da rede social de Facebook, através de registos fotográficos.
A Rota das Hortas é efetuada sempre que se justifique para observação das culturas situadas na região envolvente.

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Escola EB 2,3 e Sec. da Chamusca

Professor coordenador da horta: Madalena Maria Santos Cabeleira