Escola EB 2,3 e Sec. da Chamusca
a nossa horta bio
flores na horta
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Desde setembro de 2015
2. Área aproximada da horta (m²)
220
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
2
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Ciências Naturais, Ciências Físicas e Naturais e Oferta Complementar de Cidadania
3.3. N.º de alunos envolvidos
36
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
2
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
As famílias contribuem, sempre que necessário, com a doação de plantas, sementes e outros materiais essenciais à realização das atividades desenvolvidas na Horta. Este ano foi conseguido através do projeto " Aprender Juntos" uma parceria entre escola e familia com uma atividade demonstrativa que envolveu Encarregados de Educação no terreno.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
São valorizados os conhecimentos e experiências dos alunos nesta área promovendo a partilha de saberes.
Interesse, curiosidade e empenho dos alunos envolvidos.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
O terreno está dividido em parcelas, sendo que, cada uma é da responsabilidade de duas turmas que estão envolvidas. Os alunos são supervisionados pelos professores responsáveis.
A manutenção da Horta é assegurada com a distribuição de tarefas (monda, sacha, rega, delimitação de canteiros...) atribuída às duas turmas, com rotatividade entre o alunos (escala de rotação).
7. Como é feita a preparação do solo?
A limpeza do solo é realizada sempre que necessário. A preparação do solo foi efetuada no inicio do ano com recurso a enxadas a fim de se proceder ao arejamento do solo (o solo foi revolvido com enxada).
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
A compostagem é feita com restos de vegetais resultantes da monda.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Favas associadas a flores de capuchinhas e narcisos;
Ervilhas em associação com couve;
Alfaces em associação com salsa.
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega tem sido feita com água da chuva, em função das condições climatéricas.
Posteriormente na ausência de chuva será regada com água da rede a qual será recolhida no dia anterior para libertar o cloro.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Por observação direta é efetuada uma análise às plantas em crescimento, semanalmente, a fim de detetar possíveis pragas/doenças.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Todos os trabalhos desenvolvidos na Horta são dados a conhecer à comunidade educativa através da rede social de Facebook, através de registos fotográficos.
A Rota das Hortas é efetuada sempre que se justifique para observação das culturas situadas na região envolvente.