Escola Básica e Secundária de Canelas

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde o ano letivo 2016/2017

2. Área aproximada da horta (m²)

Eram cerca de 50 m2 mas tem vindo a aumentar

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Não é em nenhuma disciplina, mas sim através do Projeto "Sim, Somos Capazes", com alunos e ex alunos da educação especial.

3.3. N.º de alunos envolvidos

7

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

2

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

O voluntário é pai de um ex aluno que frequenta um projeto de apoio aos ex alunos com NEE que estavam sem apoio na sua vida adulta. Está permanentemente no projeto.
O pomar foi plantado pelas famílias de cada aluno e ex aluno. É frequente alguns pais enviarem sementes e plantas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Embora já existisse no ano anterior, O projeto começou a ser mais desenvolvido este ano devido à necessidade de criar atividades para o projeto "Sim, Somos Capazes" de apoio aos ex alunos com NEE que se encontravam em casa sem apoio.
Plantamos aromáticas e chás que pretendem ser consumidas na nossa cozinha pedagógica e bar. Também plantamos algumas plantas que os pais nos enviavam. Entretanto plantamos o pomar com os pais. Os professores de EF acharam piada à ideia e ofereceram-nos uma árvore de fruto cada um para alargarmos o pomar. Algumas turmas viram e quiseram oferecer mais árvores.
A turma do 12º ano de Ciências fez umas experiências com ovos e chocaram dois pintos, nós fizemos um galinheiro trator que se desloca pelo pomar, alimentamos as galinhas com os restos vegetias que as funcionárias da cozinha separam para nós e as aves fertilizam o terreno.
O diretor achou a ideia interessante e ofereceu-nos uns patos, uma funcionária um garnisé. Há imensos alunos que passam os seus intervalos a observar as aves.
Uma empresa local ofereceu-nos dois depósitos de mil litros um dos funcionários ajudou-nos a fazer um aproveitamento da água das pluviais. A ideia será utilizar no lago que fizemos para os patos e quando esta estiver suja usar para a rega das plantas.
Aproveitamos uma estufa que existia na escola e fizemos uma cultura hidropónica de flores, tendo conhecimento do sucesso desta a Junta de Freguesia ofereceu-nos outra que estava abandonada.
O projeto tem tido um forte impacto na comunidade. Sobretudo, acreditam nas capacidades dos nossos jovens com NEE. Estes sentem-se integrados.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Embora todos façam de tudo um pouco, estamos a tentar atribuir responsabilidades a cada um. Uns tratam do galinheiro, outros do pomar, outros da estufa, mediante os seus interesse e gostos. Com o tempo chuvoso que tem estado não temos conseguido estruturar da maneira que queremos pois eles têm outras atividades e quando era suposto ir para a horta tem estado a chover.

7. Como é feita a preparação do solo?

Temos algumas ferramentas que eram de um curso que tivemos na escola, com estas fizemos a limpeza do terreno que estava pejado de brita. As aromáticas foram oferecidas pelo Parque Biológico de Gaia, algumas plantas foram oferecidas por pais, outras foram compradas.
Fazemos a compostagem dos restos vegetais da cozinha mas ainda não fertilizamos. Se o tempo permitir vamos fazer brevemente. A CM de Gaia já esteve no terreno a ver como estava o composto e a dar-nos sugestões.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Restos vegetais da cozinha e folhas das árvores.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Na terra - Chás, aromáticas e árvores de fruto. Também temos algumas couves
Na água - Alfaces

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Este ano tem chovido muito mas já temos umas bombas que vamos adaptar a umas bicicletas para podermos regar. Os alunos enqaunto pedalam estão a regar.

https://www.facebook.com/pg/simsomoscapazes/photos/?tab=album&album_id=1630859580360803

No mês de agosto serão os funcionários a regar, provavelmente nesta altura será com a água de rede pois os depósito só têm 2000 litros. Estamos a procurar apois para ter mais depósitos.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Só tivemos uma praga nas alfaces. Foi no final do ano letivo, por isso paramos a produção e vamos limpar os depósitos.
Ainda não temos muitos conhecimentos nessa área mas não queremos usar pesticidas. Estamos a procurar pessoas na comunidade que nos possam ajudar.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Nas alfaces apareceu um piolho branco. Paramos a produção e limpamos os depósitos.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Sim

13.1. Se sim, que espécies?

Galinhas, patos e garnisé.
https://www.facebook.com/pg/simsomoscapazes/photos/?tab=album&album_id=1549857921794303

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Para já só fizemos venda de alfaces
https://www.facebook.com/pg/simsomoscapazes/photos/?tab=album&album_id=1559425174170911

O pomar é recente, as aromáticas e os chás ainda estão a desenvolver-se. É nosso objetivo fazer compotas para venda no nosso bar, usar os chás no nosso bar pois consumimos muito limonete, com as aromáticas pensamos fazer azeite aromatizado e sal com ervas.
As galinhas puseram o primeiro ovo. estamos a pensar usar nos bolos que vendemos no bar.

15. Outros aspetos de realce da horta

Embora sem grande experiência, estamos aos poucos a tornar os espaços verdes da escola numa quinta. A horta não surge pelo interesse dos professores mas sim pelo interesse dos alunos ex alunos com Necessidades Educativas Especiais. Os jovens adoram tratar da terra e dos animais, aos poucos vamos colonizando e atribuindo competências. Quando verificamos que existe responsabilidade e que adquiriu as competências vamos atribuindo as tarefas e lançando novos desafios. O próximo são cogumelos. O local está pronto mas estamos à espera de sedimentar todos os outros conhecimentos e rotinas.

15.1. Link para a página da horta

Não temos site específico da horta mas temos as publicações no facebook do projeto https://www.facebook.com/simsomoscapazes/

 

Publicado por: avatar Escola Básica e Secundária de Canelas

Professor coordenador da horta: Luís Baião