Escola EB 2,3 Júdice Fialho
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Houve em tempos uma horta noutro local da escola, esta existe tal como é desde 2014/15
2. Área aproximada da horta (m²)
12 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
2
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Educação Especial e Ciências naturais
3.3. N.º de alunos envolvidos
10
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
2
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Angariação de sementes e vasos para sementeiras, feira de produtos da horta
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
A sua existência na escola proporciona um maior conhecimento acerca do que é a agricultura biológica e a sua relação com uma alimentação mais saudável e sustentável, feiras de produtos biológicos da horta abertas à comunidade, consumo de refeições confecionadas com os produtos da horta,...
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção é realizada pelos alunos e pela professora responsável. Por vezes ajudam em algumas tarefas ( nomeadamente com a rega) 2 funcionários da escola.
7. Como é feita a preparação do solo?
A limpeza e mobilização é feita pelos alunos e professora. A fertilização é feita pelos mesmos utilizando o composto que se produz na escola.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Restos da cozinha, restos do jardim depositados nos compostores que se encontram no recinto da horta.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Hortícolas, ervas aromáticas e medicinais.
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Temos uma nora e um tanque na escola cuja água é utilizada na rega da horta e jardim envolvente.A rega é feita pela professora e alunos e nos períodos de férias por um dos funcionários.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim. Todas as semanas a visita à horta pelos alunos e professora permitem essa monitorização.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Sim
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Caracóis e piolhos. Combateram-se os caracóis com uma recolha manual, os piolhos com água de casc as de cebola fervida.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
(Temos patos no tanque da nora que andam à solta por todo o espaço exterior da escola.)
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Realiza-se uma feira de produtos da horta sempre que a quantidade dos mesmos o permite- em média semanalmente ou mensalmente. Alguns produtos são utilizados pela cantina na confeção de refeições, os alunos confecionam sacos de ervas aromáticas e frascos de chás em que se reutilizam recipientes provenientes da venda de sumos, nomeadamente da compal.
15. Outros aspetos de realce da horta
Contribui para uma sensibilização para as temáticas da agricultura biológica e alimentação saudável e sustentável, conhecimento das espécies cultivadas e consumidas. Sendo dinamizada com os alunos da educação especial a horta proporciona-lhes um espaço onde desenvolvem competências de cooperação e interajuda bem como atividades que contribuem para os acalmar e relaxar ( Cavar, retirar ervas daninhas, regar, colher produtos...)