Colégio Senhor dos Milagres
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Apenas neste ano letivo
2. Área aproximada da horta (m²)
20m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
2
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Educação Física, Ciências Naturais, Matemática
3.3. N.º de alunos envolvidos
12
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
2
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Não existiu um planeamento formal de ações a realizar com as famílias, estas foram convidadas a envolver-se nas atividades. Foi solicitada a sua colaboração através do fornecimento de algumas sementes e plantas.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Pretendeu-se que Horta Biológica fosse um espaço onde os alunos percebessem a importância da Agricultura Biológica na comunidade local, consciencializando-os para a adoção de uma alimentação saudável e para a perceção de que esta pode ser uma forma de exploração sustentável do solo.
Através dos testemunhos dos alunos foi possível perceber que as aprendizagens adquiridas na escola foram implementadas em casa, com as famílias, o que foi uma clara evidência do impacto da Horta.
Além disso, durante o ano letivo, foi visível o empenho e motivação dos alunos no desenvolvimento das atividades.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção da Horta Biológica é da responsabilidade dos alunos do Clube Eco-Escolas e é efetuada diariamente, no período livre dos alunos, através de uma escala de serviço elaborada para o efeito, na qual todos os elementos participam. As tarefas são orientadas pelo professor/coordenador Eco-Escolas e é igualmente solicitada a colaboração dos restantes professores no acompanhamento dos alunos durante a manutenção.
7. Como é feita a preparação do solo?
A preparação do solo decorreu em três etapas:
- limpeza do terreno, para colocação das caixas de madeira;
- colocação da terra de cultivo, cedida pela Junta de Freguesia de Milagres;
- cultivo das sementeiras.
Ao longo do ano letivo, utilizando utensílios tradicionais, os alunos fizeram a manutenção do terreno, através da rega e da eliminação de ervas daninhas.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
A compostagem é feita através da recolha de folhas que caem das árvores no pátio, borras de café e cascas de ovos trazidos pelos elementos da comunidade educativa.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Na Horta foram plantadas alfaces, tomates, cebolas, courgetes, melancia e ervas aromáticas (hortelã, tomilho e coentros).
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
As sementeiras são regadas diariamente e também quando se observa a falta de humidade no solo.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Não
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Pretende-se que neste primeiro ano e na primeira sementeira que os produtos da horta sejam consumidos na cantina da escola pelos alunos