Escola EB 2,3 de Vila Pouca de Aguiar
a nossa horta bio
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Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Este tipo de horta será instalado pela primeira vez este ano.
2. Área aproximada da horta (m²)
100m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
2
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Práticas e Técnicas de Jardinagem do curso de Operador de Jardinagem
3.3. N.º de alunos envolvidos
20
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
2
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Com troca de plantas e sementes e visitas ao espaço da horta.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Observar o desenvolvimento das culturas hortícolas e o seu timing de crescimento; Partilhar novas técnicas de produção de culturas hortícolas em hortas caseiras; Fomentar o modo de produção biológico nas hortas da região destinadas ao autoconsumo; Promover hábitos de alimentação saudável e melhorar a saúde pública; Preservar o ambiente, colocando em prática os princípios da agricultura biológica; Promover a redução, reciclagem e a reutilização de materiais e detritos vegetais na horta; Desenvolver a técnica de compostagem e a aplicação nas hortas.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção da horta é organizada pro grupos de trabalho com tarefas destinadas e rotativas, para todos terem a possibilidade de acompanhar as diferentes etapas de crescimento e desenvolvimento das espécies vegetais. As operações culturais são realizadas manualmente com ferramentas de apoio; sachar/mondar e regar as culturas são as operações mais frequentes na horta.
7. Como é feita a preparação do solo?
O solo foi limpo com motorroçadora e manualmente. A mobilização foi feita através da tradicional cava, a uma profundidade de cerca de 25 cm com a enxada. A fertilização foi feita com incorporação de composto e algum calcário. Para os canteiros foi efetuada uma drenagem com materiais mais grosseiros: restos de lenha da poda e desperdícios de madeiras, tendo sido depois introduzido uma mistura de terra preta, composto e areia até preencher todos os canteiros.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
No início do ano, fez-se a compostagem em pilha. No entanto, pretende-se realizar a construção de um compostor em madeira, ao longo do ano, para os detritos da horta e dos espaços verdes na escola, de forma a produzir composto de qualidade para a horta.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Couve coração, couve galega, penca, alface, nabiça, rabanete, alho francês, ervilha de quebrar, feijão verde, tomate, pimento, pepino, courgette, beringela, cebola. São as culturas a instalar na horta, tendo presente a necessidade de rotação das culturas nos próximos anos. As consociações pretendem juntar culturas favoráveis mediante a bibliografia consultada e as condições edafoclimáticas do local.
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Pretende-se realizar manualmente regas frequentes com pouca dotação, mediante as necessidades das plantas instaladas, além do objetivo de instalar um sistema de rega gota-a-gota ao longo do ano para uma melhor aplicação e gestão da água.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
São efetuadas, semanalmente, observações visuais diretas como forma de monitorizar pragas e doenças.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Realiza-se na escola o mercadinho da horta sempre que os produtos se apresentem na época de colheita ou no estado de maturação apropriado para colheita e pretende-se realizar pelo menos 3 refeições na cantina cm hortícolas da horta como forma de promover hábitos de alimentação saudável.
15. Outros aspetos de realce da horta
Pretende-se obter uma grande variedade de culturas hortícolas para promover uma alimentação diversificada que seja do interesse e gosto de todos.