Colégio O Cantinho dos Amigos
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Desde que o colégio mudou de instalações, em 2004.
2. Área aproximada da horta (m²)
20 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
3
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Valências da Creche, Jardim de Infânca e 1.º Ciclo - cada valência trabalha conteúdos/temas relacionados com a horta de uma forma transversal e interdisciplinar.
3.3. N.º de alunos envolvidos
240
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
3 por semana, de forma rotativa
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Uma vez por ano é dinamizada a semana temática/feira de projetos em que são dinamizadas diferentes atividades relacionados com a horta de forma intencional para as famílias, como por exemplo, feira de produtos, workshops, palestras, etc... Ao longo do ano são também realizadas sementeiras nas salas que, posteriormente, as crianças levam para casa e, assim, darem continuidade ao desenvolvimento da sua horta em casa e acompanharem o crescimento da planta.
Todas as semanas, e de forma rotativa, um grupo de alunos das turmas do 1.º ciclo em conjunto com outro grupo de crianças das salas da creche/pré-escolar, deslocam-se à horta para acompanhar o desenvolvimento das culturas ou efetuarem atividades. Após estas visitas, cada conjunto de crianças elabora um trabalho sobre a horta para ser divulgar no cartaz da horta, que está localizado no átrio do colégio. Este trabalho é feito em parceria, juntando alunos das diversas valências. Assim sendo, as famílias vão tendo conhecimento das atividades realizadas na horta bem como na página do facebook do colégio ou na página do facebook dos professores coordenadores da eco-escolas.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
As atividades que são desenvolvidas na nossa horta ajudam a fomentar e a expandir nos nossos alunos diversos conhecimentos, principalmente no âmbito da alimentação saudável e biológica. Também lhes permite adquirir conhecimentos específicos sobre a cultura das plantas, o seu desenvolvimento e crescimento. Para além disso, é notório que esta proximidade ajudou-os na sua cultura alimentar, tendo uma maior curiosidade sobre novos alimentos.
A maior parte dos nossos alunos possui em casa pequenas hortas, pelo que se tratou de uma mudança de comportamento ao longo dos anos de implementação deste projeto.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção da horta é realizada semanalmente pelo grupo de crianças de 2 valências diferentes: 6 alunos do 1.º ciclo com 6 alunos do pré-escolar/creche que de forma rotativa que deslocam ao espaço. São acompanhados pela engenheira agrónoma Elisa Sobral que estabeleceu uma parceria com o colégio no sentido de ajudar-nos a dinamizar o melhor possível este espaço bem como o desenvolvimento de maior conhecimento por parte dos nossos alunos sobre esta temática. Sempre que as crianças chegam à horta, observa-se o seu estado, como estão as culturas, se será necessário fazer limpezas...A engenheira agrónoma aborda os conteúdos mais técnicos com as crianças e depois distribui as tarefas, sendo também utilizado o compostor para lá ser colocado restos da limpeza. Este momento é de 1h30 e os últimos 15 minutos são para que todos possam explorar a horta livremente, observar, desenhar, cheirar...
7. Como é feita a preparação do solo?
Não cavamos com enxada. Ano após ano, verificámos que a terra está mais fofa e usamos uma forquilha para arejar o solo, sem revolver este. Depois passamos com o ancinho de dentes para retirar algumas das ervas existentes, Adicionamos composto do compostor se estiver disponível já compostado ou composto agrícola de compra certificados para fertilizar a terra da nossa horta.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
São guardados os restos dos lanches da fruta, que são recolhidos pelos alunos da Brigada Verde que estão encarregues de coloca-los no compostor. Estão encarregados também de recolher folhas secas no jardim da escola e colocar no compostor junto com os restos da fruta bem como com os restos de plantas secas ou ervas daninhas que são recolhidas da horta.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
No outono/inverno semeámos/transplantámos coentros, espinafres, alhos, batatas, cebola, couve portuguesa, cenouras, alfaces, ervilhas, favas, salsa e coentros.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Em época de chuva, regamos apenas as sementeiras. A horta tem problemas de drenagem e acumula sempre alguma água após chuvas prolongadas. Na primavera e verão, são os alunos do 2º ano que vão diariamente, de forma rotativa e a pares, que regam as culturas.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Aquando da ida à horta, uma vez por semana.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Sim
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Os pássaros do concelho do seixal continuam a ser grandes fãs das nossas alfaces e ervilhas, pelo que tivemos que semear estas culturas várias vezes. Entretanto, decidimos colocar garrafões para evitar este "ataque" bem como para protegê-las da geadas. As couves portuguesas foram atacadas pela lagarta que tratámos com turex uma vez que se trata de um produto inócuo para os restantes habitantes da horta e para as crianças.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Feira de produtos hortícolas biológicos, workshops de germinados de sementes, palestras sobre a agricultura biológica, oferta de sementes/sementeiras para as famílias, utilização dos produtos produzidos na horta na confeção de pratos da ementa do colégio, a possibilidade de abordar conteúdos matemáticos com recurso às vivências dos alunos nas hortas, fomentando, assim a conexão entre temas de diferentes disciplinas.
15. Outros aspetos de realce da horta
Este ano pensou-se em alterar a dinâmica da ida à horta, não indo apenas 1 aluno de cada sala/turma mas sim um grupo maior em cada turma e de diferentes valências. Esta mudança foi feita a pensar numa maior interação entre as crianças uma vez que tinham objetivo elaborar um trabalho para partilhar no placard da horta para que todos os alunos, funcionários do colégio e famílias tomassem consciência do trabalho desenvolvido.
15.1. Link para a página da horta
https://www.facebook.com/O-Cantinho-dos-Amigos-103530166355452/ ou a divulgação de algumas atividades na página do facebook dos professores coordenadores eco-escolas https://www.facebook.com/groups/profsecoescolas/permalink/1542854645750149/