Escola Básica de Serra da Vila
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
4 meses
2. Área aproximada da horta (m²)
5
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
2
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
3.3. N.º de alunos envolvidos
40
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
2
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
As famílias estiveram envolvidas na preparação da horta, ajudando com mãos de obra para pintura e decoração. Doaram terra, estrume e as plantas.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Consumo dos produtos produzidos na horta.
Empenho dos alunos no tratamento da horta.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
O tratamento da horta é feito por todos os alunos rotativamente.
7. Como é feita a preparação do solo?
A limpeza é feita também com a ajuda dos alunos assim como a sua mobilização e fertilização.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Cascas de fruta, folhas das árvores, ervas da horta
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Couves, salsa, coentros, erva-cidreira, alfaces, morangos, hortelã.
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega é feita com a água da chuva que fomos aproveitando.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Não tivemos pragas.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Os familiares dos alunos iam adquirindo os produtos da horta. coube a cada um estabelecer o preço que queria e podia pagar.