Jardim de Infância da Associação de Beneficência Popular de Gouveia

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3 Anos

2. Área aproximada da horta (m²)

80 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

às vezes a creche

3.3. N.º de alunos envolvidos

54

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

1

4. As famílias são envolvidas?

Não

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A comunidade que está à nossa volta gosta de ver as crianças a trabalharem na horta. os meninos levam para casa a experiência e vontade em fazer o mesmo (semear, regar, colher) em casa. Como é uma horta pequena é só uma amostra do que e pode fazer nos jardins de casa dos meninos. Não conseguimos fazer muitas refeições, mas pelo menos os produtos entram numa parte da nossa alimentação.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Durante as sementeiras todas as turmas intervêm, mas a manutenção fica a cargo da auxiliar mais antiga que tem prática em cultivo de terra. todas as outras ajudam na apanha e rega das culturas.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo é feito manualmente e coloca-se dentro da terra o resultado do composto.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Folhas e paus secos das nossas árvores, relva aparada do jardim e restos de cascas da cozinha. A água da chuva.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Couves, espinafres, feijão, milho, batata, morangos, tomate, pimentos, girassóis.

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Sempre que possível a rega é a da chuva, a do depósito azul que esta na nossa hora azul e em caso de seca alguma água da rede (esta não foi necessária, pois não parou de chover). O frio que se fez sentir no meses de primavera impossibilitaram umas culturas mais fartas, por exemplo, com a terra pesada os feijões rebentaram pouco.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não foi necessário, visto ter chovido muito e ter estado frio.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Os alimentos entram nas nossas refeições, mas não são significativos, pois são simples amostras.

15. Outros aspetos de realce da horta

é a primeira vez que semeamos milho e girassóis, os menino estao ansiosos por vê-los crescer.

15.1. Link para a página da horta

abpginfancia

 

Publicado por: avatar Jardim de Infância da Associação de Beneficência Popular de Gouveia

Professor coordenador da horta: Maria Julieta de Sousa Ferreira do Vale