Colégio-Creche Nossa Senhora da Bonança do Candal

a nossa horta bio

Horta pequena (até 50m²)

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Esta horta existe desde fevereiro de 2018

2. Área aproximada da horta (m²)

5

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

20

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Estudo do Meio, Oferta Complementar e Apoio ao Estudo

3.3. N.º de alunos envolvidos

150

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

5

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

As famílias foram envolvidas na recolha de material para a construção da horta, nomeadamente paletes de madeira. Depois foi ainda pedida a ajuda dos alunos e seus familiares na recolha de plantas e de espécies para plantar na nossa horta. Na comemoração do nosso Dia Eco-Escolas, todos os alunos tiveram oportunidade de levar os seus familiares a visitarem a nossa horta. Esta também está construída num local de passagem, permitindo que os trabalhos e sua evolução seja acompanhada por toda a comunidade escolar.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A horta serviu como objeto de estudo interdisciplinar, uma vez que em torno dela se discutiram temáticas como a sustentabilidade, educação financeira, alimentação, preservação do meio ambiente, tipos de plantas, tipos de raízes, etc.
Entre os benefícios alcançados com o projeto Hortas Bio nas Eco-Escolas, destacamos o facto de nos ter levado a reaproveitar os resíduos orgânicos da nossa cantina para a produção de fertilizante através da compostagem, evitando assim desperdícios alimentares, a produção de legumes e vegetais que serão consumidos na nossa cantina escolar. A construção da horta promoveu ainda a autonomia e responsabilidade dos nossos alunos e incutiu neles o respeito pelo meio ambiente.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Foi elaborada uma escala semanal, de modo a que em cada semana ficasse uma turma responsável pela manutenção e rega da horta. Estes trabalhos eram realizados dia sim, dia não após as 16h30, nas aulas de Apoio ao Estudo, uma vez que a essa hora o sol já não incidia diretamente na nossa horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo, limpeza e fertilização do mesmo é feita pelos alunos de cada ano, com a ajuda dos professores titulares de cada uma das turmas, segundo a escala pré-definida.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita no colégio, num compostor oferecido pela Câmara Municipal de Gaia, utilizando restos da cantina do colégio (vegetais crus, cascas de fruta, arroz e massa cozinhada, cascas de ovos, etc) e com resíduos provenientes do nosso jardim (folhas, ervas daninhas, restos de relva cortada, flores, etc.). Os resíduos são separados, recolhidos e colocados dentro do compostor. Sempre que necessário, regamos ligeiramente os materiais de modo a manter uma humidade adequada. Duas vezes por semana, em dias alternados, a pilha de compostagem é remexida. No inicio do ano o nosso compostor foi esvaziado e o composto foi utilizado para fertilizar a nossa horta e os novos canteiros do jardim exterior.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Na nossa horta temos plantadas as seguintes culturas:
morangos
abacaxi
cenouras
cebolinho
alho francês
tomate
pepino
repolho
alface
espinafre
couve-flor

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Foi elaborada uma escala semanal, de modo a que em cada semana ficasse uma turma responsável pela manutenção e rega da horta, no entanto, nem sempre foi necessário realiza-la, devido às condições climatéricas adversas.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sempre que os alunos destacados vão verificar a horta e a sua necessidade de cuidados, verifica também por vestígios de pragas ou doenças.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Em torno da horta foram realizadas aulas, plantações de árvores autóctones, recolhas de sementes.

15. Outros aspetos de realce da horta

Com a implantação da horta no nosso colégio, conseguimos transmitir novos conhecimentos, onde os alunos descobriram técnicas de plantio, de cuidar do solo, aprenderam a cuidar das plantas, assim como técnicas de proteção da estrutura do solo.
A horta contribui para o consumo dos alunos, mas também foi responsável por uma mudança nos seus hábitos alimentares, uma vez que todos quiseram provar os legumes à medida que estes foram nascendo e amadurecendo.

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Colégio-Creche Nossa Senhora da Bonança do Candal

Professor coordenador da horta: Tiago André Leite de Oliveira