Escola EB 2,3 Dr. João de Barros
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
A horta foi implementada no decorrer do presente ano letivo.
2. Área aproximada da horta (m²)
A nossa horta tem 4,3 m2.
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
2
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
As disciplinas de formação cívica, educação visual e educação tecnológica.
3.3. N.º de alunos envolvidos
48
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
2
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
As famílias forneceram todas as sementes e/ou plantas que foram utilizadas na horta.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Os alunos evidenciaram uma grande motivação na realização dos trabalhos associados à manutenção da horta. Principalmente aqueles alunos que não obtêm bons resultados a nível académico e revelam alguns problemas de indisciplina.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Foram criadas brigadas que semanalmente "vigiaram" a horta e, quando necessário, procediam a algumas tarefas, tais como: limpeza, retirada de ervas daninhas e rega.
Também, uma vez por semana, uma das turmas responsáveis, na aula de formação cívica, fazia a manutenção da horta sob a orientação do professor responsável.
7. Como é feita a preparação do solo?
Rapou-se todas as ervas daninhas, cavou-se o terreno, dividiu-se em canteiros e procedeu-se à transplantação das plantas. Não utilizamos qualquer tipo de fertilizante.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
A compostagem iniciou-se este ano letivo com a instalação de um compostor junto da horta.
O material recolhido até ao momento foi a relva cortada na escola e algumas folhas secas.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
As culturas instaladas foram: alface, feijão frade, pepineiro, tomateiro, pimenteiro e curgete.
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A horta é regada quando necessário. Embora essa necessidade seja identificada pelos alunos é da responsabilidade de um adulto (professor ou funcionário) a decisão de proceder à rega. É geralmente feita no princípio ou final do dia.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim. Semanalmente pelas brigadas responsáveis pela "hortinha".
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
A nossa horta começou com a criação de um viveiro de plantas onde foram usadas as sementes recolhidas pelos alunos junto dos seus familiares. Os alunos puderam acompanhar o nascimento e crescimento da maioria das plantas transplantadas para a horta.
15. Outros aspetos de realce da horta
Embora seja muito pequena e está em fase de instalação, a nossa "hortinha" suscitou muita curiosidade nos outros alunos da escola.