Escola EB Sebastião da Gama (Escola Sede do Agrupamento)
a nossa horta bio
flores na horta
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
A mais recente desde meados do segundo período.
2. Área aproximada da horta (m²)
8 metros quadrados
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
6
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Ciências da Natureza, Educação Tecnológica e Educação Física.
3.3. N.º de alunos envolvidos
40
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
4
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Oferta de plantas e flores e de placas de madeira para a identificação das respetivas plantas e árvores.
Participam quando são solicitadas.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
O grande interesse por parte da maioria dos alunos envolvidos. Salienta-se sobretudo o empenho dos alunos que têm fraco interesse pelas disciplinas e que revelam dificuldades na aquisição das aprendizagens. São eles que manifestam um total interesse e que solicitam aos professores das várias disciplinas para os deixarem trabalhar na Horta, ao que os mesmos professores têm colaborado e lhes têm facultados momentos para usufruírem do seu espaço.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Os alunos organizam-se espontaneamente. Tem os seus tempos para de dedicarem aos trabalhos da Horta. Uns gostam de regar, outros limpam as ervas e outros dedicam-se ao cultivo das plantas. Ninguém tem falhado. Também são orientados e ajudados por um assistente operacional que lhes tem dedicado muito tempo. Eu, como coordenadora do projeto também tenho seguido e ajudado os alunos.
7. Como é feita a preparação do solo?
Limpeza, com as ferramentas necessárias. Fez-se a fertilização com estrume que a Escola adquiriu para esse efeito. Os alunos têm sido assíduos e responsáveis e procedem à limpeza com regularidade. Temos sacos e luvas que eles levantam para a limpeza do terreno.
8. É feita compostagem?
Não
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
As plantas aromáticas (rosmaninho, alecrim, alfazema...) mantêm afastadas as pragas . A Petúnia protege os feijões dos insetos. O Rosmaninho, mantém os insetos afastados do feijão, da cenoura e da couve. A Hortelã Branca,é boa para as batatas e afasta os insetos.
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Temos rega por tubos (controlada pelo assistente operacional) e os alunos regam com baldes (devidamente controlado pelo assistente operacional).
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Não temos tido nem pragas nem doenças.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Utilização na culinária, pelas cozinheiras da nossa Escola.
15. Outros aspetos de realce da horta
A decoração colorida, torna-a ainda mais atrativa.