Centro Paroquial de Bem Estar Social de Almalaguês
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Há cerca de 5 anos
2. Área aproximada da horta (m²)
25/30m
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
1
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
3.3. N.º de alunos envolvidos
20
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
1
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
as familias são envolvidas na recolha e seleção de plantas a colocar na horta. Sempre que existe algum trabalho mais dificil de realizar com as crianças á pedido ajuda á familia.
Porque a instituição tem um Centro de Dia os idosos participam também em algumas atividades e muitas vezes ensinam algumas técnicas ás crianças e vão para a horta com eles.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
A nossa horta é muito pequena mas tem alguns legumes especiais e fresquimhos o que permite enriquecer a sopa dos bebbés da nossa Creche.
As crianças gostam muito de ir para a horta para "trabalhar" e estar na rua. Estas experiencias têm sido muito importantes para as crianças e suas familias porque ambas têm aprendido a estar mais na rua convivendo mais com a chuva, o frio a sujidade, e até alguns arranhões etc.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Todas as semanas procuramos ir á horta e ver o que é necessário fazer, mas não construimos nenhuma tabela de manutenção ou repartição de tarefas.
Como é só um grupo a tratar da horta a articulação é feita entre educadora e crianças, ou sempre que necessário, recorremos ás familias ou aos idosos.
7. Como é feita a preparação do solo?
O ano passado começamos a construir caixas de madeira para fazer canteiros de forma a que as crianças possam circular na horta sem pisar as plantações. As caixas estão á altura das crianças e facilmente identificam e limpam as ervas daninhas. Sempre que necessitamos de mais terra vamos recolhe-la debaixo dos castanheiros que temos perto da instituição.
Para adubar a terra usamos composto do nosso compostor
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Fazemos a compostagem num compostor construido com paletes e restos de madeira. Dentro desse compostor recolhemos as ervas e folhas que recolhemos das horta e também as cascas das frutas e legumes provenientes da cozinha.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Na nossa horta temos uma pereira e um limoeiro e alguns arbustos/flores. Temos também algumas ervas aromáticas como a menta chocolate, alfazema, erva principe, salsa. Temos também alguns morangueiros que se reproduziram e enecessitaram de ser plantados. Semeamos abóboras e chuchu.Plantamos melão e melancias, alfaces e beterrabas, tomates e espinafres.
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Ainda regamos de regador enchendo a água da torneira. Não conseguimos instalar ainda um coletor de água
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sempre que vamos á horta controlamos o estado das plantações e verificamos se há alguma infestação. A horta é frequentemente invadida por formigas e caracois.
Para afastar as formigas plantamos alguns cravos túnicos para as atrair e ao mesmo tempo preparamos uma calda de urtigas para ir pulverizando nas plantas mais atacadas.
Para afastar os cracois construimos um "muro" de cinza á volta da nossa horta para os impedir de passar e procuramos apanhar os que ainda vão para dentro.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
As abóboras que colhemos da horta para além de se terem transformado em criaturas assustadoras no dia dos Bolinhos e Bolinhós serviram também para confecionar brionhas doces de abóbora.
Os morangos serviram para a sobremesa de algumas refeições.
Com as alfaces e tomates confecionamos saladas.
as gourgetes e espinafres foram levados para a cozinha para enriquecerem as sopas servidas ao almoço.