Escola EB 123/PE do Curral das Freiras
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Há 2 anos.
2. Área aproximada da horta (m²)
100 m
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
5
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Cidadania e Mundo Atual, Matemática, Português, Ciências Naturais e Educação Física.
3.3. N.º de alunos envolvidos
10
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
2
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
As famílias colaboraram na doação de sementes para a germinação.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Mudança de hábitos quanto à implementação de novas técnicas de cultivo, tendo por base os princípios da agricultura biológica.
Permitiu melhorar e motivar os alunos para a importância da escola.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Semanalmente, a horta é monitorizada pelos referidos intervenientes.
7. Como é feita a preparação do solo?
A limpeza foi efetuada com máquinas de mondar e com utensílios agrícolas. A fertilização é feita com recursos a técnicas naturais (cinzas).
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Frutos e legumes verdes e folhagem.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Alho francês; feijão; alface, linho e algumas árvores de fruto.
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Rega automática e manual, nas horas menos quentes do dia (manhã).
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Não foi observado.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
De momento, não foi possível realizar essas atividades (fase de crescimento).