Escola Secundária Manuel de Arriaga
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
4 anos
2. Área aproximada da horta (m²)
cerca de 10 metros quadrados
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
3
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
ciências naturais e cidadania, em virtude da turma estar a ser preparada para exames finais de ciclo
3.3. N.º de alunos envolvidos
12
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
2
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Dois alunos que trabalham a sua horta em casa. Partilha de plantas entre os alunos e docentes.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Sopa na cantina no mês de maio, com espinafres na Horta.
Venda de produtos hortícolas de uma aluna da turma 9º J.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A turma organiza-se entre si, os alunos de nono ano têm essa autonomia alunos com idade compreendida entre os 17 e 21 anos. A coordenadora solicitou a participação dos alunos, em dias previamente agendados, e comunicados previamente à diretora de turma, utilizando as aulas de cidadania.
7. Como é feita a preparação do solo?
Através do compostor da escola obteve-se composto de 2016/2017. A utilização das paletes e elevação do solo não requer muita limpeza. A mobilização da turma 9ºJ foi feita uma vez por período.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Restos de jardinagem, folhas de árvores, restos de vegetais e legumes, restos de borras de café.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
tomateiro e plantas aromáticas (1º período); amores perfeitos e espinafres costeiros (2º período)
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A pluviosidade frequente reduz a necessidade de rega, a qual é efetuada sempre que necessário.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Uma vez por período, no entanto, a utilização de plantas resistentes ao clima costeiro e adaptadas não se registou pragas nem doenças. No entanto, a primeira localização da horta junto ao bufete inviabilizaram o primeiro plantio. A sua localização da Horta junto aos laboratórios criou-se as condições para que os espinafres e amores perfeitos germinassem.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Sim
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
O vento e a humidade inviabilizaram o primeiro plantio ocorrido no primeiro período.
Os espinafres são plantas resistentes ao clima costeiro, onde a Horta de localiza.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
1º Período- localização da Horta ao pé do Bufete;
Exposta a condições meteorológicas adversas com vento muito forte;
2º Período- Mudança da localização da Horta Bio Vertical para junto dos Laboratórios;
Sessões de permacultura no dia 27 de abril, parceria social com o Parque Natural do Faial e BEM da Terra (centro de educação Ambiental).
No segundo período plantio de espinafres e amores perfeitos (os amores perfeitos foram retirados da palete sem conhecimento da coordenadora e da turma envolvida).
3º Período-
Confeção de uma sopa de espinafres, no dia 18 de maio, na cantina da escola da ESMA.
15. Outros aspetos de realce da horta
Trocas de fotos no messenger e facebook das hortas da docente e de uma aluna da turma 9ºJ (21 anos de idade), como motor de motivação para a Horta Bio.