Escola EB1/JI do Alfeite
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Nestes moldes há 3 anos.
2. Área aproximada da horta (m²)
25m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
6
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Estudo do meio
3.3. N.º de alunos envolvidos
136
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
4
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Convites para visitas à horta, para dinamizar a horta, dias festivos, dias de reuniões...
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Identificar plantas e verificar o seu desenvolvimento.
Possibilidade de fazerem uma horta idêntica (os que têm quintal).
Verificar a origem de alguns produtos.
Possibilidade de compostagem.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
São organizados grupos de alunos e acompanhados por um dos professores responsáveis.
O professor distribui aos alunos tarefas que conseguem executar.
7. Como é feita a preparação do solo?
No início do inverno, arrancam-se todas as ervas daninhas, recolhem-se todos os restos de plantas secos, é espalhado o conteúdo do compostor e cava-se a terra.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Cascas de fruta das refeições dos alunos e outros restos de vegetais recolhidos na cozinha.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Favas, ervilhas, alhos, tomateiros, pimenteiros, grão de bico, feijoeiros, morangueiros, alfaces, espinafres, cebolas, cebola roxa, couve portuguesa, couve flor, couve lombardo, nabiças, brócolos, beterraba, milho, salsa e coentros.
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Mediante a análise da humidade do solo e o estado do tempo.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim. Semanalmente.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Sim
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Lagarta das couves.
Foram recolhidas e levadas para plantas afastadas da horta.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Confeção de saladas e sopas.
Jogos de identificação de plantas.
15. Outros aspetos de realce da horta
Motivação para aprendizagens de conteúdos na disciplina de Estudo do Meio relativamente ao estudo das plantas.
Envolvimento da Comunidade com a escola, nomeadamente no cultivo dos produtos.