Escola EB1/JI do Alfeite

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Nestes moldes há 3 anos.

2. Área aproximada da horta (m²)

25m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Estudo do meio

3.3. N.º de alunos envolvidos

136

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

4

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Convites para visitas à horta, para dinamizar a horta, dias festivos, dias de reuniões...

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Identificar plantas e verificar o seu desenvolvimento.
Possibilidade de fazerem uma horta idêntica (os que têm quintal).
Verificar a origem de alguns produtos.
Possibilidade de compostagem.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

São organizados grupos de alunos e acompanhados por um dos professores responsáveis.
O professor distribui aos alunos tarefas que conseguem executar.

7. Como é feita a preparação do solo?

No início do inverno, arrancam-se todas as ervas daninhas, recolhem-se todos os restos de plantas secos, é espalhado o conteúdo do compostor e cava-se a terra.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Cascas de fruta das refeições dos alunos e outros restos de vegetais recolhidos na cozinha.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Favas, ervilhas, alhos, tomateiros, pimenteiros, grão de bico, feijoeiros, morangueiros, alfaces, espinafres, cebolas, cebola roxa, couve portuguesa, couve flor, couve lombardo, nabiças, brócolos, beterraba, milho, salsa e coentros.

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Mediante a análise da humidade do solo e o estado do tempo.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Semanalmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Lagarta das couves.
Foram recolhidas e levadas para plantas afastadas da horta.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Confeção de saladas e sopas.
Jogos de identificação de plantas.

15. Outros aspetos de realce da horta

Motivação para aprendizagens de conteúdos na disciplina de Estudo do Meio relativamente ao estudo das plantas.
Envolvimento da Comunidade com a escola, nomeadamente no cultivo dos produtos.

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Escola EB1/JI do Alfeite

Professor coordenador da horta: Ana Paula Cruz