Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde janeiro 2018

2. Área aproximada da horta (m²)

48m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Tecnologia de matérias-primas de cozinha

3.3. N.º de alunos envolvidos

18

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

2

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Contribuem com espécies (plantas e sementes) para plantação e com adubo orgânico.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A criação da horta foi um desafio no qual poucos acreditavam. A concretização da horta (sementeiras, plantações, colheitas) teve um impacto positivo em toda a comunidade escolar.
O enquadramento da horta-bio nas atividades curriculares é uma mais-valia, pois os produtos cultivados são utilizados nas aulas práticas de cozinha e restauração e bebidas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Existem duas Green Teams (Gestão e Produção de Cozinha e Gestão de Restauração e Bebidas) que alternadamente regam e cuidam da horta (cavam, removem ervas daninhas, fertilizam,...) consoante a sua disponibilidade.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo foi feita com a colaboração da União de Freguesias de Faro através da cedência de uma motoenchada e a fertilização inicial foi efetuada pela Green Team de Gestão e Produção de Cozinha com composto orgânico (Nutriverde) cedido pela empresa Algar.
A organização e limpeza do espaço foi efetuada pela Green Team (Gestão e Produção de Cozinha).
A fertilização é feita também a partir da reutilização de borras de café misturada com água.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Existe um compostor no chão junto à horta.
O desperdício alimentar lá colocado provém das aulas práticas dos cursos de Técnicas de Cozinha e Pastelaria e Gestão e Produção de Cozinha (cascas de legumes e de frutas e cascas de ovos).

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Culturas perenes: Ervas aromáticas (alecrim, tomilho, hortelã, menta-chocolate, salva, salsa e cebolinho)
Culturas sazonais: cenouras, alfaces, rabanetes, batatas, amores-perfeitos (flores comestíveis).

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Em tempo letivo a rega é efetuada por alunos através de uma escala de serviço.
Nas interrupções letivas são os professores afetos ao projeto que se encarregam da rega.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Verificação diária da produção.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Confeção e guarnição de pratos e bebidas e fermentação de legumes (rabanetes).
Utilização de ervas aromáticas para os projetos "Eco-Ementa" e "Eco-Cozinheiros".

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve

Professor coordenador da horta: Janine Sieben