Escola Gaspar Frutuoso

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Quatro meses

2. Área aproximada da horta (m²)

Estufa com aproximadamente 50m2; horta exterior feita com canteiros com a área de 40m2 aproximadamente

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

10

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

ârea Vocacional e Educação Visual e Tecnológica

3.3. N.º de alunos envolvidos

180

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

2

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Até à presente data, ainda não houve envolvimento direto no espaço da nossa "HORTA-COM-VIDA", por parte dos familiares dos nossos alunos, o envolvimento dos mesmos tem somente sido feito através da colaboração com o fornecimento de algumas variedades de sementes e de algum plantio, para os espaços das nossas hortas (exterior/estufa),

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Tem sido notório, entusiasmo e curiosidade de modo geral por parte de toda a comunidade educativa (pessoal docente/pessoal não docente, alunos bem como de outros elementos externos à escola: autarquia - Câmara Municipal e Junta de Freguesia).
Tem sido evidente o interesse de participação nos espaços definidos para a produção de produtos hortícolas (estufa e espaço exterior).. Já foi feita também visitas guiadas com escalonamento, para conhecimentos dos espaços, ao alunos do pré escolar e do 1,º ciclo.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta (estufa) está dividida com dezoito canteiros cada um deles, foi atribuído a uma turma. Cada uma das turma faz a manutenção (retirada de ervas daninhas, colheita dos legumes semanalmente. As tarefas são repartidas em conformidade com cada docente responsável por cada uma das turmas.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo tem sido feita manualmente, pelos alunos e docentes; a fertilização feita foi aquando da preparação dos canteiros (espaço estufa), ou seja, os canteiros foram enchidos com composto orgânico e terra. Durante o processo de plantio tem sido adicionado aos cultivos, casacas de banana cortadas em pedaços muito pequenos e cascas de ovos trituradas,

8. É feita compostagem?

Não

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Na horta exterior temos: diversos tipos de legumes (feijão verde, couves, repolhos, alho francês, cebolinho, cebola, pimenta e alface), Aromáticas: cidreira, lavanda, salsa, salva, manjericão oregãos, alecrim, tomilho.
Na horta da estufa temos(feijão verde, courgete, beringela, tomate, alface).
Na vedação da estufa (canteiros verticais (plantas aromáticas e flores).

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Foi feita uma instalação de tubagens e mangueiras, para proceder à rega através de gota a gota.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, de mês a mês.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Escola Gaspar Frutuoso

Professor coordenador da horta: Filipa Cristina Sousa Alves