Escola Básica e Secundária Tomás de Borba
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
A horta existe desde o ano letivo 2009/2010, ou seja, há 9 anos.
2. Área aproximada da horta (m²)
A área coberta é de 250 m2 e a área descoberta é de 450 m2 (aproximadamente).
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
2
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Horticultura, floricultura e fruticultura (disciplinas do Curso Vocacional Iniciação - 3º ciclo).
3.3. N.º de alunos envolvidos
12
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
2
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Alguns encarregados de educação aderiram à compra dos produtos (géneros) produzidos e enviaram material para o cultivo. A frequência foi quinzenal (por vezes houve necessidade de ser semanal).
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Houve maior valorização do trabalho dos alunos, aumento de autoestima e integração dos alunos em atividades que envolviam os produtos, principalmente ligadas à gastronomia.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Os alunos nas áreas curriculares disciplinares, do próprio curso, desenvolvem os módulos mais teóricos. Nas áreas curriculares disciplinares práticas eles realizam a manutenção da horta (preparação, plantio, colheita). Todos os alunos, ao longo do ano, realizam ou passam pela execução de todas as tarefas. É aplicado o princípio da rotatividade nas tarefas.
7. Como é feita a preparação do solo?
É utilizado o moto-cultivador e a preparação manual.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Os materiais usados são as podas das culturas, aparas de relva e restos da manutenção dos espaços verdes da escola.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Várias culturas em caráter experimental, alface, tomate, couve, morangos, acelgas, nabos, aromáticas e floríferas.
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega é manual com um sistema de rega por gotejo.
Como estamos numa região em que os níveis de humidade são elevados e chove com muita regularidade, a gestão da rega vai sendo efetuada de acordo com estes fatores meteorológicos.
Também é realizada a recolha de águas pluviais num contentor de plástico, oferecido pela Junta de Freguesia de São Pedro.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim, à mão com inspeção das culturas, com plantas ornamentais e com pesticidas biológicos. Sempre que necessário.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Sim
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Lagartas – Bacilus turingensis. Pulverização.
Afídeos – Sabão azul. Calda (água quente) com sabão azul ralado que depois é pulverizado. Infusão de urtigas.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Participação nas atividades da escola ligadas à confecção de alimentos, gastronomia, venda de produtos em fresco pelos serviços da escola.
Participação em atividades pedagógicas, junto da comunidade escolar (fora e dentro da escola) para venda de produtos e divulgação da nossa horta.
Divulgação online da "Horta Bio Eco-Escolas EBSTB" na página do facebook do Programa
Eco-Escolas da EBS Tomás de Borba.
O espaço da nossa horta tem sido, ao longo do ano, visitado por algumas turmas da escola.
15. Outros aspetos de realce da horta
Participação nas atividades da escola ligadas à confecção de alimentos, gastronomia, venda de produtos em fresco pelos serviços da escola.
O espaço da nossa horta tem sido, ao longo do ano, visitado por algumas turmas da escola