Escola Básica e Secundária Tomás de Borba

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta existe desde o ano letivo 2009/2010, ou seja, há 9 anos.

2. Área aproximada da horta (m²)

A área coberta é de 250 m2 e a área descoberta é de 450 m2 (aproximadamente).

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Horticultura, floricultura e fruticultura (disciplinas do Curso Vocacional Iniciação - 3º ciclo).

3.3. N.º de alunos envolvidos

12

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

2

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Alguns encarregados de educação aderiram à compra dos produtos (géneros) produzidos e enviaram material para o cultivo. A frequência foi quinzenal (por vezes houve necessidade de ser semanal).

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Houve maior valorização do trabalho dos alunos, aumento de autoestima e integração dos alunos em atividades que envolviam os produtos, principalmente ligadas à gastronomia.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os alunos nas áreas curriculares disciplinares, do próprio curso, desenvolvem os módulos mais teóricos. Nas áreas curriculares disciplinares práticas eles realizam a manutenção da horta (preparação, plantio, colheita). Todos os alunos, ao longo do ano, realizam ou passam pela execução de todas as tarefas. É aplicado o princípio da rotatividade nas tarefas.

7. Como é feita a preparação do solo?

É utilizado o moto-cultivador e a preparação manual.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Os materiais usados são as podas das culturas, aparas de relva e restos da manutenção dos espaços verdes da escola.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Várias culturas em caráter experimental, alface, tomate, couve, morangos, acelgas, nabos, aromáticas e floríferas.

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é manual com um sistema de rega por gotejo.
Como estamos numa região em que os níveis de humidade são elevados e chove com muita regularidade, a gestão da rega vai sendo efetuada de acordo com estes fatores meteorológicos.
Também é realizada a recolha de águas pluviais num contentor de plástico, oferecido pela Junta de Freguesia de São Pedro.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, à mão com inspeção das culturas, com plantas ornamentais e com pesticidas biológicos. Sempre que necessário.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Lagartas – Bacilus turingensis. Pulverização.
Afídeos – Sabão azul. Calda (água quente) com sabão azul ralado que depois é pulverizado. Infusão de urtigas.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Participação nas atividades da escola ligadas à confecção de alimentos, gastronomia, venda de produtos em fresco pelos serviços da escola.
Participação em atividades pedagógicas, junto da comunidade escolar (fora e dentro da escola) para venda de produtos e divulgação da nossa horta.
Divulgação online da "Horta Bio Eco-Escolas EBSTB" na página do facebook do Programa
Eco-Escolas da EBS Tomás de Borba.
O espaço da nossa horta tem sido, ao longo do ano, visitado por algumas turmas da escola.

15. Outros aspetos de realce da horta

Participação nas atividades da escola ligadas à confecção de alimentos, gastronomia, venda de produtos em fresco pelos serviços da escola.
O espaço da nossa horta tem sido, ao longo do ano, visitado por algumas turmas da escola

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Escola Básica e Secundária Tomás de Borba

Professor coordenador da horta: Manuel Alberto Cordeiro e Costa