Escola EB de Casal Comba
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2
2. Área aproximada da horta (m²)
40
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
3
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Todas
3.3. N.º de alunos envolvidos
38
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
1
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
As famílias fornecem sementes e plantas para a horta.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção vai sendo realizada pelas crianças em colaboração com os docentes. P*or vezes fazemos ações especificas e propositadas na horta com todos. Regularmente os alunos, de acordo com os seus interesses próprios vão assegurando a manutenção do espaço, nomeadamente pela eliminação das ervas daninhas à volta dos canteiros..
7. Como é feita a preparação do solo?
A terra foi mexida, inicialmente por adultos e depois pelas crianças com ajuda dos docentes.
Pontualmente temos necessidade de eliminar as ervas à volta dos canteiros e dentro dos canteiro. Dentro vai sendo feita uma monda manual, pouco depois das ervas rebentarem. fora é usada a enxada para cortar as ervas daninhas. A fertilização é feita apenas com o composto produzido no nosso compostor e com alguma cinza removida dos fogões das salas de aula.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
ervas, galhos, folhas secas(no outono), cascas de fruta,...
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
abóbora e milho;
tomate e cebola;
cebola e alface
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Como tem chovido não tem havido necessidade de regar.
quando não cheve regamos de manhã, antes de entrar. Se houver água das chuvas para utilizar gastamo-la antes de recorrer à agua disponibilizada pela rede pública.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim, de forma regular, por observação direta.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Sim
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Os caracóis invadiram a horta e comeram parte significativa das nossas plantas. Foi colocado cinza na borda do canteiro e, mais tarde, sal fora do mesmo.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
15. Outros aspetos de realce da horta
Foi feita uma degustação de rabanete com os rabanetes criados na escola (muitos alunos não conheciam).
15.1. Link para a página da horta
ebcasalcomba.blogspot.com