Escola EB1/JI de Sendim
a nossa horta bio
flores na horta
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
9 anos
2. Área aproximada da horta (m²)
365
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
2
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Conhecimento do mundo, expressão motora, linguagem oral
3.3. N.º de alunos envolvidos
50
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
2
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Anualmente é pedida a colaboração às familias do grupo da educação pré-escolar para de acordo com a sua disponibilidade e interesse nos ajudarem a dinamizar a horta . Há sempre um ou mais voluntários que conforme as necessidades ( sementeiras e manutenção ) se deslocam á horta para juntamente com os grupos de crianças ou sózinhos realizarem o trabalho necessário. Apesar de serem os grupos da educação pré-escolar que dinamizam estas atividades este espaço está aberto também ,caso estejam interessados ,às restantes turmas do 1º ciclo.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
- A importância do consumo de produtos biológicos e da época
- Algumas crianças passam a comer alguns alimentos que anteriormente não o faziam
- Perceberem in loco o processo de crescimento das plantas
- Descoberta dos animais do ecossistema da horta
- O prazer de mexer na terra e do contacto com a natureza duma forma livre e partilhada com os outros colegas
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Mensalmente são planeadas as atividades relacionadas com a horta
- sementeiras, plantações, cuidados de manutenção , finalidade dos produtos colhidos ...- este trabalho faz parte do projeto PLANTA E COME, dinamizado pelas turmas da educação pré-escolar. Uma das educadoras por ser mais conhecedora das necessidades da horta é quem assume mais a responsabilidade desta área de trabalho. As familias colaborantes fazem parte desta equipe de trabalho.
7. Como é feita a preparação do solo?
O solo é limpo com o fim duma cultura e com a necessidade do cultivo de outra. A terra é fertilizada com o composto da compostagem. O qe se retira da terra fica numa pilha iniciando-se um novo processo de compostagem. A escolha do espaço onde se vai cultivar o nosso produto é rotativo para não cansar a terra apesar da nossa produção ser pequena.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Utilizamos um compostor plástico e outro de madeira. No primeiro colocamos no fundo ramos para permitir a circulação do ar. Depois por camadas: cascas de fruta, restos de legumes, cascas de ovos, borras de café ( trazidos pelos alunos e da cozinha) alternada com restos do jardins, palha e cinza. A última camada deverá ser de folhas. O compostor de madeira costuma ser utilizado mais para as folhas das árvores que depois são utilizadas para proteção da terra e de algumas sementeiras.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
As culturas são os produtos habituais duma agricultura biológica:
Couves, nabiças, favas, ervilhas, feijões, cenouras, rabanetes, batatas, milho
As flores são também de época: girássois, gladiolos, cravos tunicos......
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega é feito de acordo com as necessidades da terra e das culturas nas horas de menos calor ( manhã cedo). A água é da rede pública transportada por mangueira.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Conforme as diferentes fases de crescimento das plantas é feita a vigilância
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Sim
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Sempre que possivel utilizamos recitas de produtos naturais ( vinagre, casca de ovo, ...) Quando não é eficaz recorremos a produtos comerciais o mais proximo dos naturais.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Venda das nozes e ervas aromáticas ( chá de limonete, oregãos)
Alguns dos produtos da horta ( feijões, couves, favas, ervilhas, alface, batatas ..) são utilizados na cantina para confeção de refeições. Nozes, ervas aromáticas, limões, laranjas são degustadas na sala e utilizadas para confecionar chás, sumos, bolos, molhos...
Quando a colheita é mais generosa é frequente os alunos levarem para casa alguns dos produtos cultivados.
15. Outros aspetos de realce da horta
Uma pequena estufa, um lago com peixes pequenos, canteiros com flores. Os primeiros dois elementos surgiram como projetos de trabalho respetivamente da sala 2 e da sala 1 da educação pré-escolar. A zona das flores torna a horta mais bonita, é mais uma área de trabalho curricular para os respetivos grupos. Algumas vão-se mantendo duns anos para os outros ( dálias, jarros,roseiras), outras são anualmente semeadas ou plantadas conforme o interesse do grupo ou as sementes que surgem.