Centro de Apoio Familiar Pinto de Carvalho
a nossa horta bio
flores na horta
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Existe há 2 anos
2. Área aproximada da horta (m²)
Horta vetical (54 vasos)
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
2
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
1º ciclo
3.3. N.º de alunos envolvidos
50
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
4
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
As famílias estão envolvidas sempre que são solicitadas, como por exemplo, na recolha de sementes, material reciclado para a construção de vasos, entre outros materiais.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Os alunos é que plantaram a nossa horta e cuidam dela (regar, tirar ervas daninhas, adubo, etc). Além disso os alimentos recolhidos já serviram algumas refeições para a instituição (saladas, sopa).
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Todos os dias disponibiliza-se voluntariamente crianças para tratar da horta (regar,tirar ervas daninhas).
7. Como é feita a preparação do solo?
Sempre que necessário tira-se as ervas daninhas, aduba-se e rega-se.
8. É feita compostagem?
Não
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Com a água da chuva, utilizamos um regador para regar.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Nunca nos deparamos com este problema.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Confeção de alimentos.
15. Outros aspetos de realce da horta
A nossa horta é feita de paletes e garrafões que foram reutilizados (reciclagem).