Escola EB 1/JI de Sarzedo
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Há 4 anos.
2. Área aproximada da horta (m²)
3m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
4
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Projeto; Estudo do meio, Educação para a Cidadania, Português.
3.3. N.º de alunos envolvidos
69
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
4
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Colaboraram na decoração do garrafão.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
A família observava (no recreio) o deevolvimento das sementes no garrafão.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Foi elaborado um plano diário (grupos de 3 alunos) que iam cuidando dos garrafões.
7. Como é feita a preparação do solo?
Não leva fertilizantes.
8. É feita compostagem?
Não
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Sementeira de bolotas que deram origem a lindos carvalhos.
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
É feita pelos alunos do Jardim com orientação das educadoras.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Não.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Os carvalhos foram plantados na Serra do Açor no dia da árvore. O objetivo foi reflorestar e dar cor à Serra do Açor que foi devastada pelos fogos de 15 de outubro.