Escola Básica e Secundária José Gomes Ferreira (Agrup. de Escolas de Ferreira do Alentejo)
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Iniciou-se o projeto este ano letivo (setembro de 2018)
2. Área aproximada da horta (m²)
16
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
4
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Ciências Naturais / Estudo do Meio
3.3. N.º de alunos envolvidos
43
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
3
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Doaram alguns dos produtos semeados/plantados.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Os alunos mostraram-se muito interessados em todas as fases do projeto, muito curiosos com a evolução do crescimento dos produtos, visitavam a horta em todos os intervalos. Foram sempre muito protetores do espaço, impedindo que algum outro aluno o danificasse. Estiveram sempre ativos no processo de manutenção, rega e colheita dos produtos.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Duas funcionárias organizavam os grupos de alunos a fazerem a manutenção da horta (retirar ervas daninhas, limpeza do espaço, etc), principalmente nas duas turmas do primeiro ciclo. As professoras no final da sua aula dirigiam as suas turmas para a visita semanal e faziam a manutenção necessária. A rega ficou a cargo dos três funcionários incluídos no projeto. Uma outra turma do terceiro ciclo ajudou, por duas vezes, na monda.
7. Como é feita a preparação do solo?
O solo foi preparado inicialmente pelos funcionários da autarquia, procederam à sua limpeza e delimitaram os talhões de forma ao solo estar pronto para a plantação. Não foi feita nenhuma fertilização do solo. Assim que foi possível procede-se à plantação dos produtos e sua manutenção com a equipa da escola (professores, alunos e funcionários). Mais para o final, os elementos da autarquia voltaram a intervir, colocando paus a delimitar os talhões de forma a embelezar o espaço e a impedir a entrada de alguns animais no espaço.
8. É feita compostagem?
Não
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Plantámos couve portuguesa, cebola, alface, beringela, curgete, tomate, morango, pimento, melão, pepino.
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
As duas funcionárias associadas ao projeto regam de manhã e ao final da tarde sempre que é necessário.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Estava previsto no projeto a instalação de espécies praguicidas (em colaboração com a autarquia) mas tal ainda não foi possível.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Sim
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
A couve portuguesa foi atacada pela lagarta e foi pulverizada com uma diluição, em água, de um pouco de sabão azul e branco e lixívia.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Foi feita a venda dos produtos recolhidos na horta.
15. Outros aspetos de realce da horta
O espaço da horta está a ser preparado para ter continuidade nos próximos anos letivos. Os talhões estão delimitados por paus e serão ainda colocadas as plantas praguicidas.