Escola Básica e Secundária Sidónio Pais (ex. EB 2,3/S de Caminha)
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²)
2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
2
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Alunos do Ensino Especial
3.3. N.º de alunos envolvidos
4
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
1
4. As famílias são envolvidas?
Não
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
realizou-se um almoço na escola para os alunos do ensino especial, onde alguns alimentos foram colhidos da horta pelos próprios alunos e depois de confeccionados, foram servidos nessa refeição.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
uma vez por semana,num período de 90 minutos, quando as condições climatéricas permitem.
O professor encaminha os alunos até a horta define o que fazer e como e os alunos executam com a supervisão do professor.
7. Como é feita a preparação do solo?
com utensílios próprios e com fertilizantes, adubos.
8. É feita compostagem?
Não
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
É regada com um regador, pois a horta é bastante pequena.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
sim, uma vez por mês
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Almoço biológico servido aos alunos do ensino especial com alimentos da horta.
15. Outros aspetos de realce da horta
Este terceiro período foi muito chuvoso e os alunos responsáveis pela horta não tiveram oportunidades de o fazer. como tal a horta ficou um pouco descuidada.