Escola EB 2,3 da Toutosa
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Desde o ano letivo 2006/2007
2. Área aproximada da horta (m²)
30 metros quadrados
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
2
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Ciências Naturais
3.3. N.º de alunos envolvidos
39
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
1
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Apenas no fornecimento de algumas plantas
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Alguns dos produtos são consumidos no bar da escola.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Inicialmente, os alunos da turma C do sétimo ano fizeram a limpeza do terreno. Posteriormente, pequenos grupos de alunos foram realizando as diferentes plantações e sementeiras, sendo o terreno previamente preparado com o composto produzido na escola.
7. Como é feita a preparação do solo?
O terreno foi limpo tendo sido arrancadas as ervas daninhas. A mobilização e a fertilização do terreno foram realizadas aquando as plantações e as sementeiras. A mobilização foi manual com recurso à enxada e a fertilização foi realizada com composto produzido na escola.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Para a produção do composto são utilizados materiais provenientes da limpeza dos espaços verdes, borras de café, cascas de fruta e de produtos hortícolas utilizados no bar.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
A horta está dividida em dois canteiros: o mais pequeno, o canteiro das plantas aromáticas e medicinais, onde se encontram salsa, coentros, alfazema, arruda, hortelã-comum, erva cidreira, funcho e hortelã pimenta; o maior, o canteiro das hortícolas, onde se encontram alface, pepino, tomate cereja, curgete, alho francês, cebolo, couve e feijão branco.
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega é feita de segunda a sexta-feira, com recurso à água de um furo existente na escola.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
A monitorização de pragas e doenças é realizada semanalmente.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Os produtos recolhidos na horta são utilizados no bar para a confeção de saladas e sandes.
15. Outros aspetos de realce da horta
Embora estivesse previsto no plano de ação fazer recolha da água da chuva, este ano ainda não foi realizada, pois falta colocar o coletor pluvial numa zona plana do telhado e liga-lo ao caleiro. Esta última etapa foi assumida pelo Município, tendo nos sido dada a informação de que será realizada até ao início do próximo ano letivo.