Escola Básica Padre Donaciano Abreu Freire
a nossa horta bio
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Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
5
2. Área aproximada da horta (m²)
7m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
6
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Educação Pré Escolar, Autonomia e Cidadania e Ciências Naturais
3.3. N.º de alunos envolvidos
90
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
6
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
A família é envolvida na doação de sementes e produtos agrícolas que depois foram transplantados. e alguns produtos são levados para casa dos alunos.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
A criação da Horta teve como objetivos:
No que se refere ao Ambiente - promover nas crianças noções e atitudes de proteção da natureza, sustentabilidade e diversidade e sensibilizar para a poupança dos recursos naturais e da energia;
No que se refere à Saúde - incentivar hábitos alimentares saudáveis, prevenindo os perigos da obesidade, da diabetes e dos efeitos nocivos do “fast food”;
Na Educação – proporcionar a aquisição dos conhecimentos e competências previstas nas metas de aprendizagem de ensino através de atividades práticas, motivadoras e socialmente úteis.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção da Horta é organizada da seguinte forma:
Todas as semanas, 2º , 4º e 6º feiras, um grupo de alunos das diversas salas e anos, são responsáveis pela manutenção da Horta. Durante uma Hora e meia, tratam da horta: tirando as ervas daninhas, regando e mexendo a terra. quando os produtos Hortícolas já se podem recolher, há a recolha e distribuídos pelos alunos ou então vão para a cantina escolar. Dependente também da época, há a plantação ou semear os produtos, que cada aluno consegue trazer de casa ( feijão, alho, alface, ervilhas, favas...).
No cantinho das ervas aromáticas, há uma equipa responsável, a o grupo dos alunos do Clube eco escola. Aqui também três vezes por semana se faz a manutenção: rega, retirar as ervas daninhas e recolha das ervas.
7. Como é feita a preparação do solo?
A sua manutenção e monitorização é feita todas as 4º feiras. A preparação do solo, é feita através da técnica tradicional: mexer a terra com a enxada e ancinhos.
O fertilizante é natural, apenas com o resultado da compostagem feita também pelos alunos intervenientes.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
A compostagem é feita com os fertilizantes preveniente da compostagem. Na plantação é colocado na terra os restos da compostagem como fertilizante.e ao longo do ano a técnica repete-se para manter o solo fertilizado e fértil. O resultado da compostagem deve-se à acumulação e fermentação de ervas daninhas e resto de casca de fruta.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Favas, ervilhas, rabanetes, alface, morangos, feijão verde, alhos, cenouras, batata doce, couve e ervas aromáticas ( hortelã pimenta, salsa, coentros...)
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega é feita de 2 em 2 dias pelos alunos do Pré Escolar e dos alunos do Clube eco escola, sob orientação das Educadoras de Infância e Assistentes Operacionais e da Coordenadora do Projeto Eco Escola. A água para a rega é oriunda do armazenamento da água da chuva que se encontra num grande recipiente.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
A Monitorização é feita de 15 em 15 dias pela equipa do Clube eco escola. Se a equipa observar a praga esta faz um relatório de observação das pragas e entrega às responsáveis pela horta.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Na semana Eco, houve um mercado onde se vendeu alguns produtos da horta: alfaces, ervilhas, favas e couve.