Escolas EB 2ª e 3ª ciclos Roque Gameiro
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Existe há 10 anos.
2. Área aproximada da horta (m²)
Tem uma área de 38,52 metros quadrados, sem contar com alguns espaços nas encostas, que são cultivados esporadicamao difícil acesso e umas floreiras que foram recuperadas e onde normalmente temos ervas aromáticas.
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
3
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Geografia, Ed. Física e Ciências Naturais.
3.3. N.º de alunos envolvidos
105
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
3
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Têm oferecido sementes e plantas. Quando temos de encontrar alternativas aos pesticidas para controlar as pragas, os alunos levam a questão para pôr à família e têm chegado boas soluções, principalmente dadas pelos avós.
A produção da horta, quando não é utilizada em atividades na escola, como no Dia das Sopas, é entregue a alunos que participam na manutenção da horta e cujas famílias valorizam bastante estes produtos biológicos. Quando detetamos alunos de famílias carenciadas damos preferencialmente a estas famílias.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Os alunos melhoraram os resultados escolares nos conteúdos curriculares relacionados com esta atividade, nomeadamente no tema Atividades Económicas, subtema Agricultura, lecionado na disciplina de Geografia do 3º ciclo. De um modo geral esta atividade leva alguns alunos problemáticos a desenvolverem um gosto e interesse maior pela escola, facilitando assim a sua integração e rendimento escolar.
Os alunos do Ensino Especial – CEI e NEE, desenvolveram e demonstraram competências que os valorizaram, contribuindo assim para melhorar a sua autoestima. O gosto por esta atividade levou-os a ocuparem o seu tempo na horta, muito atém do que estava estipulado nos seus horários.
A comunidade educativa em geral, acarinha este projeto, aproveitando o espaço da horta como um local aprazível de convívio onde, por exemplo os professores, descomprimem durante os intervalos das aulas.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A horta é cultivada pelos alunos durante as horas do clube de Educação Ambiental / Eco-Escolas, para os alunos CEI nas horas marcadas no seu horário e sempre que necessário, em horas extra, normalmente depois das aulas, por exemplo para regar ao fim do dia.
7. Como é feita a preparação do solo?
No início do ano letivo pede-se composto à Valorsul, que tem no município uma estação de valorização de resíduos orgânicos e para a qual a escola contribui com os restos de comida da cantina, ou seja, é troca por troca. Os funcionários preparam o solo, visto ser trabalho muito pesado para os alunos. Por vezes pede-se também ajuda aos funcionários dos Espaços Verdes da Câmara Municipal.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Temos dois compostores mas onde são colocados maioritariamente resíduos verdes (relva, folhas, restos da horta…). Desistiu-se de pedir aos alunos para trazerem de casa os resíduos de alimentos. Além dos imensos sacos de plástico onde trazem este resíduo também a propagação de mosquitos não ajuda à concretização da atividade.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Alfaces, acelgas e couves de diferentes variedades junto dos alhos, alho-francês e cebolas, espinafres, tomates, pimentos, malaguetas, já se semearam as ervilhas e favas, várias aromáticas à volta da horta, tais como tomilho, poejo, coentros, manjericão, salsa, hortelã, cebolinho, cidreira, planta do caril e orégãos. No Dia das Bandeiras Verdes comprámos stevia que é a novidade da horta e que se adaptou muito bem ao novo espaço.
Á volta do troco da nespereira temos 3 pés de maracujás e à volta da nogueira temos feijão verde. Para atrair insetos polinizadores temos também capuchinhas, girassóis e alecrim a ladear a horta.
Algumas aromáticas, rabanetes e tomate cereja foram cultivados em 5 floreiras que estavam abandonadas e foram recuperadas para se juntarem à horta.
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega é feita no fim das aulas pelos alunos (18.30 h) e quando é necessário, também de manhã cedo pela funcionária. O aproveitamento da água da chuva é feito em moldes muito rudimentares, para vasilhas que se colocam por baixo dos pontos de confluência da água que escorre dos telhados. Mas esta tem de ser utilizada rapidamente para não criar maus cheiros, visto não ser filtrada. Logo que seja possível tentaremos adquirir um sistema mais eficiente.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
As únicas pragas que têm afetado a horta são as lagartas das couves e no ano letivo passado, o pulgão que atacou as favas, logo não tem havido necessidade de uma monitorização mais exaustiva.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Sim
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
As pragas têm sido um problema, mas ao mesmo tempo um ótimo objeto de estudo. Têm sido experimentadas várias técnicas, nem todas têm resultado.
Por exemplo a farinha e cascas de ovos nas couves para afastar as lagartas.
Resultou muito bem para o pulgão, pulverizar com chorume de urtigas e a solução de sabão azul e branco diluído em água.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
No âmbito do tema Eco-Escolas “Alimentação Saudável e Sustentável” e para comemorar o Dia da Alimentação, foi dinamizada uma atividade em que, com a ajuda de encarregadas de educação, se confecionaram batidos e esculturas com fruta e que depois foram distribuídas aos alunos. A produção da horta, principalmente aromáticas como a hortelã, foram largamente utilizadas.
No Dia do Agrupamento (um dia sem aulas e aberto à comunidade) são convidados produtores de agricultura biológica, devidamente certificados, para fazerem uma pequena Feira de Agricultura Biológica. Quando temos uma quantidade razoável de produtos da horta, também fazemos a sua venda.
15. Outros aspetos de realce da horta
Juntamente com a produção da horta, temos na escola algumas árvores de fruto, principalmente laranjeiras marmeleiros e abacateiro. Sempre que a quantidade o justifica os alunos fazem uma pequena feira dentro da escola. O lucro desta feira tem de ter um fim solidário. Este ano os alunos escolheram ajudar a Casa de Acolhimento de Crianças Quinta de S. Miguel.