Escola EBI/S Jean Piaget (Viseu)
a nossa horta bio
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Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
A horta existe há cerca de oito anos.
2. Área aproximada da horta (m²)
Cerca de 55 m2.
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
2
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Ciências Naturais, Geografia e Cidadania e Desenvolvimento.
3.3. N.º de alunos envolvidos
20
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
3
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Fornecimento de plantas e sementes para plantação. Isto é feito de forma esporádica.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
A Horta permite aos nossos alunos:
- Compreenderem o processo de produção alimentar.
- Distinguirem o modo de produção normal do modo de produção biológico.
- Compreenderem o trabalho envolvido no processo de produção alimentar.
- Ficarem sensibilizados para a importância da preservação das diferentes espécies.
- Contactarem com o trabalho agrícola.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Os professores envolvidos fazem a distribuição e repartição das tarefas, estas são atribuídas aos alunos de acordo com o período de tempo que estes podem despender na horta. A participação dos alunos é em regime de voluntariado. Existem dois funcionários responsáveis pela manutenção da horta em permanência e um terceiro que participa na manutenção mais esporadicamente.
7. Como é feita a preparação do solo?
A limpeza e mobilização do solo são feitas manualmente com recurso a ferramentas manuais, pelos alunos, professores e funcionários. Este ano devido ao início de uma nova horta (em localização diferente), a junta de freguesia colaborou também na mobilização inicial dos solos com a ajuda de uma máquina e de um funcionário.
A fertilização é realizada aquando da preparação do solo para plantação através da utilização do composto orgânico resultante da compostagem própria. Este processo é feito também manualmente.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
A escola possui vários compositores, onde deposita restos resultantes das atividades hortícolas (ervas secas, ervas verdes, ramos e folhas secas) e alguns restos alimentares da cantina e bar (restos de frutas, restos de vegetais e borras de café).
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Brócolos, Couve-flor, Cenoura, Alface verde, Tomate, Cebola, Batata, Curgete, Camomila, Girassol, Abóbora, Feijão.
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega é realizada pelos professores, alunos e funcionários nas alturas de menor calor, tentando gerir a utilização de água.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Apenas é realizada a monitorização de pragas nas atividades normais de manutenção da horta.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Sim
13.1. Se sim, que espécies?
Cabras anãs, Patos e Garnizos.
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
No mercado rural a horta foi utilizada como demonstração e recriação da atividade agrícola e demonstração da sua importância no mundo rural.
Foram também já utilizados produtos vários na cantina da escola (ex. cereja, alface, etc).
15. Outros aspetos de realce da horta
Temos árvores de fruto associadas à nossa atividade agrícola.