Escola Secundária de Adolfo Portela
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Este tipo de horta é a primeira vez
2. Área aproximada da horta (m²)
20m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
2
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
DAP. Cidadania e Ciências Naturais
3.3. N.º de alunos envolvidos
10
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
2
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Dão dicas aos seus educandos e contribuem com produtos horticulas.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Despertaram interesses nos alunos, que só foi possível devido à "Hortinha de Produtos Biológicos".
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Todos forma envolvidos, quer na construção da horta (colocação das paletes de madeira, preparar a terra), plantar e semear, regar e arrancar as ervinhas.
A rega no início das aulas e arrancar ervas durante as aulas.
7. Como é feita a preparação do solo?
A terra foi peneirada, fertilização com estrumo biológico.
Mobilização, dialogo com os alunos, que aceitaram muito bem.
8. É feita compostagem?
Não
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Sementeira de: rúcula, curgetes, coentros.
Plantadas: alface e espinafres.
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
É feita pela manhã para ficar mais tempo nas plantas.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Devido à estufa, proteção do exterior, não registamos pragas. Durante a rega tivemos sempre uma atenção mais cuidadosa.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Fizemos uma feirinha.
Reciclagem de embalagens de plástico e metal, para colocarmos as nossas plantas para serem plantadas.
15. Outros aspetos de realce da horta
Despertou em alguns alunos um outro olhar para a nossa alimentação.
Dez alunos eram efetivos, no entanto os alunos das turmas do 7ºano deram um bom contributo, especialmente na feirinha, trazendo produtos biológicos dos seus encarregados de educação e avós.