C.A.S.A - Bernardo Manuel Silveira Estrela
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
3 anos
2. Área aproximada da horta (m²)
menos 50m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
8
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
3.3. N.º de alunos envolvidos
195
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
3
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
No fornecimento de plantio ou sementes de legumes e hortaliças.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Bons momentos com o contato com a terra;
Sensibilização para os alimentos biológicos;
Participação ativa das crianças no processo do crescimento das plantas.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Através de um cronograma com a distribuição de tarefas.
7. Como é feita a preparação do solo?
Limpeza e mobilização.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Cascas de legumes e frutas, cascas de ovos, pão, massa, aparas do jardim, folhas, relva, flores, ramos, aparas de madeira, papel e cartão.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Salsa, Hortelã, alho francês, cebolinho, couves, repolhos, alface e pepinos.
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Em bidões
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Não
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Confeção de alimentos e mercado na escola.