Jardim de Infância da Légua
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Apenas este ano letivo.
2. Área aproximada da horta (m²)
Aproximadamente 14 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
1
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
3.3. N.º de alunos envolvidos
6
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
1
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
As famílias participaram com muita frequência em todo o processo: no cultivo da horta; no cultivo das ervas aromáticas; trouxeram árvores de fruto para iniciarmos um pequeno pomar; trouxeram animais, tais como coelhos, galinhas, patos, perus, porquinhos da índia, garnisés e peixes; ensinaram a estrumar a terra e a alimentar as espécies. Participaram, ainda, na compra dos legumes recolhidos na horta, ervas aromáticas e ovos (barraquinha).
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
A escola é reconhecida na comunidade educativa como um exemplo a seguir de educação ambiental, de desenvolvimento de conhecimento do mundo e respeito pela vida animal e vegetal. Ao longo do ano letivo recebemos várias visitas de outras escolas e de vizinhos e familiares das crianças, que vão ouvindo falar deste projeto.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Existe um mapa de tarefas semanal, onde está incluída a manutenção da horta, pomar, ervas aromáticas e a alimentação dos animais. Cada criança escolhe a sua tarefa semanal, ficando, assim, responsável por ela. À sexta-feira à tarde, em reunião em conselho, o grupo de crianças auto e hetero avalia o cumprimento das tarefas, assim como o registo da avaliação em grelha propria
7. Como é feita a preparação do solo?
A preparação do solo foi feita pela Junta de Freguesia, que forneceu dois tractores de terra com qualidade para cultivo. Posteriormente as famílias das crianças foram mobilizadas para iniciarem a fertilização do solo com estrume dos animais que trouxeram para a escola, tendo participado também no compra e cultivo. Semanalmente o grupo de crianças faz a limpeza das ervas daninhas, com a ajuda da Educadora e da auxiliar, recolhendo estas ervas no compostor.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Folhas verdes e castanhas do chão do recreio, ervas...; Recolha de dejetos dos coelhos, galinhas, patos, num recipiente, feito alternadamente com camadas de ervas.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Horta - ervilhas, favas, brócolos, nabiça, cebolas, alfaces, abóboras, alho -francês, repolhos, cebolas
Ervas Aromáticas - rosmaninho, cebolinho, salsa, hortelã, alecrim, tomilho, coentros
Pomar - marmeleiro, limoeiro, loureiro, pereira, macieira, aveleira, ameixoeira, pessegueiro, castanheiro, tangerineira,
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Semanalmente, uma das crianças que tem a tarefa de regar, com a mangueira vai colocando esta de rego em rego para a água escorrer lentamente e vai vigiando. A partir do mês de março colocámos um depósito junto da horta, para recolha da água da chuva.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
É feita, semanalmente, por um adulto e uma criança.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Sim
13.1. Se sim, que espécies?
Galinhas, patos, coelhos, garnisés, perus.
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Fizemos uma barraquinha para venda de legumes recolhidos na horta, ervas aromáticas e ovos. Também fizemos criação de coelhos para venda à comunidade.
Confeccionámos algumas receitas com os alimentos da horta, tais como sopa de legumes, ervilhas estaladas, arroz de favas, arroz de espigos, salada de alface, ovos cozidos e ovos estrelados de vários animais: peru, ganso, garnisé da nossa escola.