Escola EB de Azóia
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Desde o ano letivo anterior começamos este projeto da horta pedagógica e neste ano de 2017-18, tivemos o ap+oio da autarquia, que nos veio colocar terra nova e de pais dos alunos que nos facultaram fertilizante biológico e as plantas e sementes.
2. Área aproximada da horta (m²)
Cerca de 20 a 40 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
2
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
-
3.3. N.º de alunos envolvidos
22
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
2
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Durante todo o ano letivo, já que é com o auxilio e colaboração dos pais, que a horta pedagógica nasceu.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Alguns alunos têm horta e gostam de fazer estas atividades e, o facto de saberem já alguma coisa, motivam os restantes a participar com alegria e gosto, ensinando o que sabem.
Os produtos são depois recolhidos por todos e confecionados na escola em refeições coletivas, com a participação de todos.
Os alunos mostram muito interesse e gostam de ir realizar a manutenção em grupos.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Vão semanalmente em grupos e por vezes quando algo acontece de importante, como colocar placas, proteger algumas plantas, vão as duas turmas e cooperam todos.
7. Como é feita a preparação do solo?
Este ano letivo solicitamos à autarquia que nos preparasse o solo e colocasse nova terra e fertilizante para podermos plantar as plantas / ou sementes.
E de vez em quando solicitamos aos pais para nos ajudarem. Existem pais sempre disponíveis e que até nos ofereceram árvores de fruto.
8. É feita compostagem?
Não
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Couves diversas: roxa, flor, portuguesa, repolho; espinafres, brócolos, alho francês, ervilhas, favas, alfaces, batatas, cebolas, tomates, morangos, ervas de cheiro e tempero - coentros, salsa, alecrim....entre outras.
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Com regularidade semanal verificamos a horta.
Os alunos são organizados em pequenos grupos rotativos para dar oportunidade a todos e, às sextas feiras, fazemos todos uma pequena monitorização e limpeza do espaço da horta.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Tivemos caracóis que nos "comeram as couves", não sendo possível recolher e confecionar numa refeição.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Rega em grupos;
Retirar de ervas "daninhas"
Limpeza em redor dos pneus;
Colocação de pequenas etiquetas de identificação dos produtos e plantas cultivadas
Recolha, colheita e plantação de novas plantas e alimentos;
Lavagem e confeção dos alimentos em receitas simples e saudáveis para todos;
Rega e limpeza das árvores de fruto plantadas - duas macieiras, uma ameixeira, um pessegueiro e um marmeleiro;
Colocação de pequenos espantalhos de diversas dimensões elaborados pelas famílias dos alunos;
Diálogos com as turmas em momentos de observação e manutenção, sobre o que estava a acontecer, dando oportunidade aos alunos de falar, intervir e dizer o que pensavam sobre o projeto.
15. Outros aspetos de realce da horta
É um projeto que envolve toda a comunidade educativa da escola e dá grande prazer e alegria aos alunos. Além disso é muito pedagógico, porque já foram trabalhados muitos aspetos relacionados com os produtos da horta.
15.1. Link para a página da horta
facebook da escola - EB de Azoia em Sesimbra