Jardim de Infância da Venda do Pinheiro
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Aproximadamente dois anos
2. Área aproximada da horta (m²)
20m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
4
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Conhecimento do mundo, formação pessoal e social, expressões e comunicação
3.3. N.º de alunos envolvidos
100
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
4
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Sempre que são solicitadas plantas para plantação ou sementes para as sementeiras.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Com a envolvência dos alunos em todas as fases da criação da Bio-Horta no estabelecimento de ensino - JI da Venda do Pinheiro, os encarregados de educação pessoal docente e não docente foram também envolvidos no âmbito de orientarem e coordenarem todas as atividades e cederem sementes, instrumentos hortícolas e cedência de materiais para tornar a horta num espaço de trabalho prazeroso.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Uma vez por semana cada turma faz a manutenção da horta e a sua monitorização.
7. Como é feita a preparação do solo?
O solo foi limpo, a terra foi revolvida e posteriormente foram criados os canteiros para as futuras sementeiras.
8. É feita compostagem?
Não
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega é feita periodicamente por todas as turmas (na semana que lha compete), é feita com regadores e mangueiras.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sempre que necessário.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Confeção de alimentos e e pequenos mercadinhos.
15. Outros aspetos de realce da horta
Ciclicamente são realizados sementários/viveiros para depois serem aplicados na horta. Foi o exemplo do viveiro de cogumelos que depois de crescerem foram apanhados, lavados e utilizados na confeção de pizas que os alunos do estabelecimento comeram na altura do lanche.
Ao longo do ano a horta-bio teve uma manutenção periódica que contou com o envolvimento da comunidade educativa. As crianças ajudaram a preparar a terra, os canteiros, semearam, plantaram, transplantaram e monitorizaram as regas periódicas.