Escola EBI Gualdim Pais

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

6 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

49 m²

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Ciências Naturais e Oficina de Estudo

3.3. N.º de alunos envolvidos

52

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

1

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Sempre que solicitadas para colaborar quer na recolha de sementes quer com contribuição de algumas espécies de plantas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Todo o processo, desde a germinação, passando pelo crescimento e até à fase adulta das plantas, foi acompanhado pelos alunos deixando-os envolvidos e despertos para esta atividade.
Os alunos, de uma maneira geral, apreenderam mais facilmente os conteúdos programáticos acerca das plantas. Todos eles aprenderam também que em espaços reduzidos, como por exemplo na varanda de um apartamento, é possível construir uma pequeníssima horta biológica a custo muito reduzido, podendo esta fornecer-nos algumas plantas aromáticas e alguns alimentos para consumir em casa como alface, espinafres, rúcula,… A venda de produtos biológicos nos "mercadinhos" e quase diariamente, motivou a comunidade educativa para um consumo mais sustentável e saudável.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta está ao cargo de 26 alunos do "Clube da Horta" sempre sob orientação dos dois adultos - assistente operacional e professora, explicando e corrigindo os comportamentos que os alunos devem adotar. À exceção de cavar o solo, da responsabilidade dos adultos, os alunos plantam, regam, sacham e arrancam as ervas daninhas. É também da responsabilidade dos alunos a realização das colheitas, a preparação e acondicionamento dos produtos para a realização dos "mercadinhos" biológicos.
No que respeita à transplantação das aromáticas para vasos que irão ser vendidos na festa de final de ano, também foram os alunos que realizaram, sob vigilância e ajuda da professora e da assistente operacional.
Além dos alunos diretamente envolvidos e inscritos, houve outros que puderam participar e colaborar na manutenção da horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

Primeiramente, o solo é cavado com enxada e revirada a terra para arejar a uma profundidade de cerca de 20/25 cm. Fica assim por um período de 3/4 dias, sendo esta tarefa realizada pela assistente operacional. De seguida o composto orgânico é colocado na terra, assim como corretivo agrícola orgânico (SIRO Agro 2 – produto utilizável em Agricultura Biológica ao abrigo do Regulamento nº 834/2007). Terminado este processo, a terra volta a ser remexida com a enxada e depois alisada com um ancinho, tarefa esta realizada pelos alunos com auxílio de um adulto.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

São depositados no compostor os restos de fruta e cascas de legumes do bar e do refeitório da escola. A borra do café é igualmente lá depositada. Estas tarefas estão a cargo dos alunos do "Clube da Horta".
Nos dias dos mercadinhos, as folhas velhas dos vegetais que não se encontram em condições são removidas pelos alunos e colocadas no compostor, aquando da preparação dos mesmos,para venda.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As plantas existentes na horta, tanto na estufa como no no exterior, são: batatas, cenouras, agriões, couves, favas, alfaces, espinafres, morangueiros, cebolas, rúcula, aipo, tomate cereja, nabiças, physalis, ervas aromáticas - coentros, salsa, hortelã e hortelã-menta e flores ornamentais de variadas espécies.

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

No presente ano letivo, foi-nos cedido um depósito de 1000 litros para captação da água das chuvas com a qual a rega é feita, sempre que possível. Quando esta se esgota temos que recorrer à água da rede. Assim sendo, por forma a economizar água, a rega é feita no final do dia, em caso de ser impossível é feita pela manhã, quando o solo se encontra mais fresco, levando a que a rega seja mais produtiva e economizadora.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim é feita essa monitorização, mas felizmente, até ao momento não temos pragas e doenças.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Quando as nossas plantas/vegetais estão prontas a consumir, são aproveitadas para diversas utilidades. a saber: para complementarem a confeção de sandes/baguetes e saladas vendidas no bar da escola (alface, cenoura, rúcula, agrião,...) ; venda diária na escola, especialmente aos docentes e nos mercadinhos .
Atualmente, os alunos têm estado a transplantar ervas aromáticas para vender na festa final de encerramento do ano letivo, à comunidade educativa,

15. Outros aspetos de realce da horta

A horta biológica conseguiu mobilizar e incentivar, além dos alunos, assistente operacional e professora diretamente envolvidos no projeto, outros alunos da escola com vontade de querer aprender, colaborar e ver o que na nossa horta se produz e desenvolve.

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Escola EBI Gualdim Pais

Professor coordenador da horta: Maria de Lurdes Pereira Marques