Escola EB 2,3 Júlio Brandão

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde o inicio do ano lectivo.

2. Área aproximada da horta (m²)

50

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Ciências Naturais e a equipa da Educação Especial

3.3. N.º de alunos envolvidos

300

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

2

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Quinzenalmente as famílias participam na gestão e organização da horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os produtos da horta são utilizados no Curso de Restauração na escola sede do Agrupamento Camilo Castelo Branco. Alguns produtos são oferecidos às famílias mais carenciadas do Agrupamento.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

As tarefas mais "pesadas" e que exigem mais força são realizadas pelos alunos do Curso de Restauração, pois são alunos do nível secundário. Os alunos do básicos fazem a manutenção da horta, como a rega, plantar, semear, a retirada de ervas daninhas e a colheita dos diferentes produtos.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo é limpo e fertilizado com composto produzido no compustor existente no berçário Eco Júlio, à base de ramos, folhas secas, verdes e estrume de cavalo cedido por um dos parceiros EcoEscolas.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com ramos, folhas secas, verdes e estrume de cavalo cedido por um dos parceiros EcoEscolas.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Favas, Alfaces, Couve-Coração, Tomates, Pimentos, Cebolas, Pepinos, Rúcula, Ervilhas, Feijão, Morangos e um canteiro com mais de 12 ervas aromáticas. Temos ainda, uma sementeira de plantas autóctones.

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Com 5 recipientes (baldes de 50 litros). Posteriormente são vertidos num regador e utilizado pelos alunos para regar os produtos da nossa horta.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, semanalmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Formigas, caracóis e lesmas. Foram combatidas com cinzas, vinagre diluído com água e uma maceração de urtigas com água.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

O Louro e o alecrim são recolhidos no recinto escolar e posteriormente secos num telheiro existente no berçário Eco Júlio.

15. Outros aspetos de realce da horta

O projecto Eco Escolas na parte da horto Bio está a participar no Projecto da Farmácia Comunitário´ria de Calendário "Phuturo Saudável".

15.1. Link para a página da horta

https://ecoescolasjuliobrandao.blogspot.pt/ https://www.facebook.com/login.php?login_attempt=1&lwv=110

 

Publicado por: avatar Escola EB 2,3 Júlio Brandão

Professor coordenador da horta: Cosme Damião Silva Jorge