Horta pequena (até 50m²)



há 3 anos
10,50 m2
2
Cidadania, Educação Especial
15
2
Sim
Na época da plantação e sementeira, fornecendo plantas e sementes (duas vezes por ano).
1 - Desenvolvimento do trabalho de equipa;
2 - Aquisição de conhecimentos e capacidades sobre o tema agricultura;
3 - Desenvolvimento de práticas de agricultura sustentável;
4 - Aquisição e prática de conhecimentos e capacidades sobre compostagem:
5 - Desenvolvimento de práticas de aproveitamento de água (recolha da água da chuva para rega);
6 - Valorização da qualidade dos produtos biológicos através do consumo dos produtos da horta.
De acordo com a disponibilidade dos alunos, dos docentes e funcionárias responsáveis, uma vez por semana (horário fixo) e sempre que necessário.
Nos fins de semana e férias dos alunos há distribuição de tarefas pelas funcionárias mais diretamente envolvidas e por outras na sua ausência.
Primeiro preparou-se o terreno, no início do ano letivo. Depois, ao longo do ano, manualmente, com os utensílios tradicionais. Como se trata de canteiro pequeno é fácil cavar a terra mesmo com pequenos sachos (os próprios alunos).
Vai sendo preparado o terreno, fazem-se as sementeiras, a equipa responsável pela horta (alunos sempre em rotatividade) tira as ervas daninhas, verifica se existem predadores ou se é necessário regar...
Quando é necessário, adiciona-se mais solo e húmus da compostagem.
Sim
Em caixa própria, construída com reutilização de madeiras.
Materiais; folhas que caem das árvores do pátio,talos de couve, cascas de favas e cascas de ovos trazidos pelos elementos da comunidade educativa, borras de café do bufete da escola.
Couves galegas, alfaces, beringelas, pimentos, alho francês, ervas aromáticas (salsa, coentros, orégãos, alecrim, manjericão, caril, hortelã, hortelã-chocolate, hortelã-ananás), piri-piri, erva cidreira, chá príncipe, funcho, boldo, capuchinhas, lavanda, roseira, cravos túnicos e citronela.
Sim
A rega é feita pelos alunos das Brigadas Verdes, da Educação Especial e Monitores da Biblioteca Escolar Teresa Calçada e uma assistente operacional, nas horas de menos calor, recorrendo, enquanto há, à água da chuva armazenada.
Sim. Semanalmente, os alunos das Brigadas Verdes, da Educação Especial e Monitores da Biblioteca Escolar Teresa Calçada, duas professoras e uma assistente operacional verificam a existência ou não de pragas e doenças.
Sim
1º - Houve um ataque de roedores que estragaram completamente a horta. A mesma teve de ser replantada na totalidade. Foi feita uma desratização.
2º - Houve uma praga de mosquitos devido ao excesso de pluviosidade. Para combater esta praga plantou-se citronela tendo-se obtido bons resultados.
3º - Para prevenção do aparecimento de lesmas e caracóis foram plantados cravos túnicos.
Não
Os produtos da horta são distribuídos pelos elementos da comunidade educativa, na sala de professores, na secretaria, na direção e na Biblioteca Escolar Teresa Calçada.
O empenho dos alunos no desenvolvimento desta atividade que, ao mesmo tempo, tem proporcionado a aquisição de capacidades como a pesquisa, o espírito de equipa, a inclusão, o trabalho prático:saber fazer...