Escola EB Luísa Todi

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

há 3 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

10,50 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Cidadania, Educação Especial

3.3. N.º de alunos envolvidos

15

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

2

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Na época da plantação e sementeira, fornecendo plantas e sementes (duas vezes por ano).

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

1 - Desenvolvimento do trabalho de equipa;
2 - Aquisição de conhecimentos e capacidades sobre o tema agricultura;
3 - Desenvolvimento de práticas de agricultura sustentável;
4 - Aquisição e prática de conhecimentos e capacidades sobre compostagem:
5 - Desenvolvimento de práticas de aproveitamento de água (recolha da água da chuva para rega);
6 - Valorização da qualidade dos produtos biológicos através do consumo dos produtos da horta.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

De acordo com a disponibilidade dos alunos, dos docentes e funcionárias responsáveis, uma vez por semana (horário fixo) e sempre que necessário.
Nos fins de semana e férias dos alunos há distribuição de tarefas pelas funcionárias mais diretamente envolvidas e por outras na sua ausência.

7. Como é feita a preparação do solo?

Primeiro preparou-se o terreno, no início do ano letivo. Depois, ao longo do ano, manualmente, com os utensílios tradicionais. Como se trata de canteiro pequeno é fácil cavar a terra mesmo com pequenos sachos (os próprios alunos).
Vai sendo preparado o terreno, fazem-se as sementeiras, a equipa responsável pela horta (alunos sempre em rotatividade) tira as ervas daninhas, verifica se existem predadores ou se é necessário regar...
Quando é necessário, adiciona-se mais solo e húmus da compostagem.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Em caixa própria, construída com reutilização de madeiras.
Materiais; folhas que caem das árvores do pátio,talos de couve, cascas de favas e cascas de ovos trazidos pelos elementos da comunidade educativa, borras de café do bufete da escola.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Couves galegas, alfaces, beringelas, pimentos, alho francês, ervas aromáticas (salsa, coentros, orégãos, alecrim, manjericão, caril, hortelã, hortelã-chocolate, hortelã-ananás), piri-piri, erva cidreira, chá príncipe, funcho, boldo, capuchinhas, lavanda, roseira, cravos túnicos e citronela.

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita pelos alunos das Brigadas Verdes, da Educação Especial e Monitores da Biblioteca Escolar Teresa Calçada e uma assistente operacional, nas horas de menos calor, recorrendo, enquanto há, à água da chuva armazenada.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Semanalmente, os alunos das Brigadas Verdes, da Educação Especial e Monitores da Biblioteca Escolar Teresa Calçada, duas professoras e uma assistente operacional verificam a existência ou não de pragas e doenças.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

1º - Houve um ataque de roedores que estragaram completamente a horta. A mesma teve de ser replantada na totalidade. Foi feita uma desratização.
2º - Houve uma praga de mosquitos devido ao excesso de pluviosidade. Para combater esta praga plantou-se citronela tendo-se obtido bons resultados.
3º - Para prevenção do aparecimento de lesmas e caracóis foram plantados cravos túnicos.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Os produtos da horta são distribuídos pelos elementos da comunidade educativa, na sala de professores, na secretaria, na direção e na Biblioteca Escolar Teresa Calçada.

15. Outros aspetos de realce da horta

O empenho dos alunos no desenvolvimento desta atividade que, ao mesmo tempo, tem proporcionado a aquisição de capacidades como a pesquisa, o espírito de equipa, a inclusão, o trabalho prático:saber fazer...

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Escola EB Luísa Todi

Professor coordenador da horta: Maria José de Almeida Cruz