EB1 de São Miguel de Poiares

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

1 ano

2. Área aproximada da horta (m²)

33

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Área do Conhecimento do Mundo, Matemática, Português

3.3. N.º de alunos envolvidos

21

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

2

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Sempre que necessário, é solicitada a colaboração das famílias, como por exemplo para trazerem borras de café, casca de ovos, entre outros materiais para fertilização da terra; construção de tabuletas para marcar as diferentes culturas, dar conselhos, ...

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Envolvimento dos Encarregados de Educação na vida do Jardim de Infância.
Incentivo ao consumo dos produtos da horta (legumes e verduras).
Desenvolvimento de uma maior consciência ambiental utilizando boas práticas agrícolas e amigas do ambiente.
Desenvolvimento do gosto pelas atividades agrícolas e de jardinagem. Promoção do contacto com a Natureza, brincar com a terra, qualidade de vida, responsabilidade social.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

São dedicados dois dias por semana para plantar e fazer a manutenção da horta e jardim. Uma vez por mês temos o apoio de uma técnica, disponibilizada pela Câmara Municipal, que vem ao jardim desenvolver algumas atividades neste âmbito.
As crianças dividem-se por grupos que vão fazendo as diferentes tarefas: regar, plantar, arrancar as ervas...

7. Como é feita a preparação do solo?

Com a ajuda dos professores, auxiliares e representante do projeto "Mãos na terra", foram retiradas as ervas daninhas e plantas velhas. A ferramenta usada é a enxada e as crianças utilizam pequenas ferramentas de jardinagem. A fertilização é feita com borras de café e cascas de ovos trazidas pelas crianças, bem como estrume de cavalo. Também recolhemos, em passeios pelo campo, terra que trazemos para melhorar o solo.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com as cascas das frutas do lanche, cascas e/ou troncos de legumes da cantina e cascas das frutas. Usamos também folhas do espaço escolar.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Couves, cebolas, alhos, morangueiros, amores perfeitos, alfazema, santolina, favas, couve, ervilhas, batata, acelgas, salsa, fisális, maracujá...


11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Foi solicitado um depósito para recolha da água da chuva à Câmara Municipal. Entretanto vai-se recolhendo a água, em garrafões de água cortados.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização é feita diariamente com as crianças, através da observação da horta.
.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Houve praga de pulgões que foi combatida com joaninhas, cinza e também a retirada manual dos mesmos.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Confeção de alimentos.

15. Outros aspetos de realce da horta

Pretendemos criar uma espaço dedicado às ervas aromáticas e plantas de chá.

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar EB1 de São Miguel de Poiares

Professor coordenador da horta: Maria Manuela Gaspar Fernandes Cardoso