Escola Sec. Anselmo de Andrade
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
A escola tem desenvolvido o projecto da horta biológica desde 2007 e tem vindo a trabalhar no sentido de promover a educação ambiental e a sustentabilidade ambiental. Têm-se realizado actividades teórico-práticas sobre várias temáticas relacionadas com os
2. Área aproximada da horta (m²)
aproximadamente 170m2 (21m x 8m)
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
8
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Formação Cívica, Geografia, Ciências Naturais,Técnicas de Informação e Comunicação, Ambiente e Horta, Inglês e Educação Física
3.3. N.º de alunos envolvidos
120
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
4
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Contamos com a participação de EE todas as semanas na realização das atividades da horta, desde a limpeza, sementeira,colheita... Os alunos levam regularmente para casa atividades de carater prático as quais pressupõem o apoio familiar (herbário, germinações, etc.). Contactos com a Associação de Pais e EE da escola no sentido de solicitar a participação dos mesmos nas atividades desenvolvidas. Do mesmo modo, procura-se registar as memórias das famílias no que diz respeito ao espaço ocupado pelas instalações da horta (antiga quinta do Marcelo).
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Desenvolver conhecimentos e técnicas do mundo rural a alunos citadinos. Promover a aquisição de conhecimentos relativos à prática de uma vida saudável (alimentação, contacto com a natureza, trabalho ao ar livre, etc.) e aplicar e consolidar conhecimentos curriculares nas disciplinas de Ciências Naturais, Formação Cívica, Geografia, Ambiente e Horta.
Participação na Mostra do Ensino Superior, na Festa Verde, no Dia da Escola,…
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
O trabalho na Horta e nos Jardins é garantido pelos professores da equipa da horta. Cada um deles agrega um conjunto de alunos voluntários que se inscreveram no início do ano. Igualmente contamos com a participação de Pais e EE.
Contamos ainda com um grupo de 6 alunos da turma CEI (Currículo Educativo Individual) que na disciplina de Ambiente e Horta desenvolvem trabalhos na horta de forma a adquirir conhecimentos relativos à importância da agricultura biológica e sustentabilidade ambiental.
7. Como é feita a preparação do solo?
Devido ao solo ser pobre tivemos necessidade de proceder mais uma vez a um profundo enriquecimento do solo através da construção e manutenção de pilhas de compostagem, vermicompostor e estrume de ovelha. Do mesmo modo, foram construídos e enriquecidos de matéria orgânica (manta morta) os jardins associados.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Borras de café e sacos de chá do Bar, restos de comida do Refeitório (cascas de fruta, de batata, alface, couves, cenoura, cascas de ovos, fruta podre, com exceção dos citrinos), cuvetes de ovos (cartão). Alunos e professores também contribuem trazendo restos de vegetais.
O logradouro da escola fornece-nos folhas e erva seca.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Horta: Árvores de fruto (pereiras, ameixoeira, pessegueiros, damasqueiro, limoeiro), dracaenas, cardos do coalho, loureiro, erva cidreira, couves, beterrabas, cenouras, favas, ervilhas, aipo, hortelã, cravos túnicos, cebola, calêndulas, framboeseiras, madressilvas, morangos, alfaces, salsa, coentros, malaguetas, lúcia-lima, aroeira, roseira, etc.
Jardim mediterrânico: azevinho, urze (Erica cinerea), torga (Calluna vulgaris), pascoínha, arruda, loureiro, carrasco,…
Jardim de aromáticas: lavanda, rosmaninho e alecrim
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A quantidade e periocidade da rega está dependente das espécies e suas características e dos estados de tempo. Foi efectuada, no início do ano lectivo, a gestão semanal pelos elementos da equipa da horta (alunos e seus professores). Nas interrupções lectivas contamos também com a colaboração de alguns auxiliares de acção educativa.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim, os elementos da equipa da horta observam directamente as várias espécies cultivadas e avaliam a necessidade, ou não, de intervenção.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Sim
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Lagarta nas couves, caracóis (retirados à mão). A escola tem feito algumas desinfestações (ratos).
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Mercados (Dia da Escola; Natal; Festa Verde, Semana da Floresta); Mostra do Ensino Superior (C.M.A.).
15. Outros aspetos de realce da horta
- A procura e envolvência, por parte de vários alunos de diferentes ciclos de ensino fora do seu horário lectivo;
- A colaboração de um conjunto de professores, de diferentes grupos disciplinares;
- A criação de uma disciplina Horta e Ambiente para uma turma de alunos com currículos específicos individuais;
- A participação da comunidade educativa (pais e encarregados de educação, C.M.A.)
- O Projecto abrange ainda a realização de conferências/palestras de diferentes temáticas (Sustentabilidade Ambiental, Alimentação saudável);
- Divulgação da História do espaço ocupado pela horta e jardins (assentamento pré-histórico de pescadores e antiga Quinta do Marcelo).
15.1. Link para a página da horta
Página da escola e blog da projeto: http://hortusesaa.blogspot.pt/