EB1 nº 2 da Quinta do Conde

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 7 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

130 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Todas ás áreas curriculares (1º ciclo) e as áreas de conteúdo da educação pré- escolar (pré-escolar)

3.3. N.º de alunos envolvidos

71

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

5

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Com apoio da ANIME, uma vez por semana e sempre que haja disponibilidade por parte das famílias voluntárias: manutenção/ rega e arrancar ervas daninhas, na recolha dos produtos hortícolas e na compra/venda dos mesmos.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

O interesse de mexer na terra, de cuidar da sua manutenção, o querer levar para casa os produtos por eles semeados ou plantados.
A excelente adesão por parte das famílias e restante comunidade em adquirir os mesmos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Semanalmente cada turma envolvida no projeto fica responsável por tratar do seu talhão bem como regar os restantes.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza do espaço foi realizada pela junta de freguesia da Quinta do Conde com a colaboração dos alunos a retirar as ervas daninhas e pequeno lixo. Relativamente à fertilização tivemos de forma ecológica a colaboração do parceiro ANIME com a nossa adesão ao projeto piloto "Horticultura de Palmo e Meio".

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Sim com a colocação no espaço da horta de um compostor (oferta da ANIME) no qual, colocamos as cascas de fruta com exceção da laranja, não aconselhada pela ANIME devido à sua acidez.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas semeadas/plantadas são: alface roxa, alface folha lisa, manjericão, tomate, pepino, beringela, coentros, courgette, couve galega, feijão verde e outras ervas aromáticas.

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A gestão da água é realizada com a recolha da água das chuvas e com uma mangueira ligada à rede de abastecimento de água.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

As pragas da lagarta do pinheiro é controlada através da construção de ninhos na nespereira para chapins. As formigas são controladas com as borras do café consumido na sala dos professores. Colocamos as urtigas em água (até cheirar mal) e pulverizamos as plantas com essa água para controlar o piolho. O charco com vida também é facilitador no controlo de outras pragas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

As formigas foram controladas com as borras do café que foi consumido na sala dos professores.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Sim

13.1. Se sim, que espécies?

No charco com vida habitam os lagostins e peixes da família da Gambúsia bem como rãs.

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

A manutenção do Charco com vida; a realização do Mercadito com produtos hortícolas colhidos na nossa horta; utilização de alguns legumes para lanches (eventos na escola)

15. Outros aspetos de realce da horta

O Charco com vida na Horta;
O compostor na Horta;
A elaboração de um espantalho com a colaboração das Famílias (Semana da Família) com material reutilizável
Os ninhos/casas-abrigo dos chapins

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar EB1 nº 2 da Quinta do Conde

Professor coordenador da horta: Marta Sofia Augusto