Jardim de Infância Beatriz Costa - Charneca
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Há mais de cinco anos
2. Área aproximada da horta (m²)
2,00x2,00
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
4
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Conhecimento do Mundo, Formação pessoal e Social, Expressão e Comunicação
3.3. N.º de alunos envolvidos
100
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
Todos
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Periodicamente os pais cedem sementes para o sementário e horta.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
- A dinâmica da Horta começa na sala de atividades com sessões temáticas e trabalhos de composição plástica.
- de forma faseada as crianças plantam, semeiam flores, legumes, plantas e fazem a manutenção hortícola.
- Os produtos finais são distribuídos pelas crianças de cada sala e alguns e outros são utilizados para atividades (ex. confeção de sopa).
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
- A horta é limpa e regada periodicamente pelas turmas.
- diariamente um grupo de crianças vai cuidar da horta fazendo a sua manutenção.
- A Brigada Verde do JI faz semanalmente a monitorização.
7. Como é feita a preparação do solo?
- A limpeza do solo é feito pelas crianças e adultos. Assim como a mobilização e fertilização.
- Periodicamente os jardineiros da Câmara Municipal de Mafra revolvem a terra e arranjam as cercas.
8. É feita compostagem?
Não
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
cultura teste
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
- A rega é feita com regadores e é uma tarefa transversal a todos as turmas envolvidas.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
- Na altura da rega é feita a monitorização de pragas e doenças.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Os produtos da horta foram sendo levados ciclicamente pelas crianças para as suas casas.
15. Outros aspetos de realce da horta
Ao longo do ano a horta-bio teve uma manutenção periódica que contou com o envolvimento da comunidade educativa. As crianças ajudaram a preparar a terra, os canteiros, semearam, plantaram, transplantaram e monitorizaram as regas periódicas.
Ciclicamente realizaram as colheitas e levaram para casa os produtos da horta-bio.