Escola EB 2,3 Sobreira

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Já existiu, mas estava abandonada. Foi recuperada este ano.

2. Área aproximada da horta (m²)

42 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Ciências Naturais; Saúde e Segurança; TIC e Inglês

3.3. N.º de alunos envolvidos

38

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

1

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Foram envolvidas na primeira fase - Na sementeira de árvores autóctones que ocorreu na Feira de S. Martinho.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Há um conjunto de alunos que se destacam na responsabilidade como cuidam da horta e como, por exemplo, controlam as necessidades de rega. Destacam-se alguns alunos com NEE que descobriram o prazer de cuidar de uma horta e se revelaram extremamente responsáveis e autónomos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Foi criado o núcleo de amigos da estufa - Conjunto de alunos, professores e funcionários, que se inscreveram neste núcleo e que vão participando num horário comum estabelecido, assegurando a preparação do espaço com a retirada de ervas daninhas e de resíduos, as sementeiras, as regas, ...

7. Como é feita a preparação do solo?

Foram arrancadas as ervas daninhas, foi limpo o terreno e foi cavado para arejar e manter o solo permeável.
A fertilização foi feita usando, apenas composto.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com as cascas de vegetais e de frutas que são diariamente recolhidos na cantina.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Abóbora/Alface
Morango/Alface
Melão/Melancia

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

O núcleo de amigos da estufa asseguram as regas, com uma escala pré-definida. Há um grupo de alunos que se auto responsabilizou para controlar as necessidades suplementares de rega em tempos de temperaturas elevadas.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Foi realizada uma feira de produtos, Feira de S. Martinho, em que decorreu a sementeira de árvores autóctones (carvalhos e sobreiros)- 106 germinações em embalagens tetra pack e garrafas de água. Foram vendidos produtos de agricultura local.

15. Outros aspetos de realce da horta

Foi criado também um viveiro de árvores autóctones (Carvalhos e sobreiros).

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Escola EB 2,3 Sobreira

Professor coordenador da horta: Olívia clara Alves dias Pena