Escola Básica Integrada de Santo Onofre

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 50m²)

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

5 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

150m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Educação para a Cidadania

3.3. N.º de alunos envolvidos

180 alunos/ 30 minutos semana

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

1

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Muito esporadicamente, uma vez que achamos interessante que a que a sua presença coincida com a presença do aluno na horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Dado que a horta fica localizada junto a uma zona de passagem de moradores do bairro, estamos muito frequentemente em contacto com as pessoas, o que permite troca de experiências, troca de plantas/sementes, e muitas vezes apenas conversar com as pessoas.
Temos, por vezes, colaboradores, que são irmãos mais velhos de alunos que já frequentaram a escola e que ficam com uma ligação afetiva muito forte.
O entusiasmo que os familiares mostram por ocasião do “Dia Aberto” realizado sempre em abril, e que a visita à horta é sempre “obrigatória”. Fazemos sempre por esta ocasião vários tipos de sensibilizações: importância dos produtos biológicos; determinação do pH do solo; separação de resíduos; etc...

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Todos os trabalhos realizados na horta são realizados por todos os alunos envolvidos no projeto “Preparar o Futuro na Horta”. Trata-se de um projeto da minha autoria e que foi premiado no concurso “Prémio Nacional Redescobrir a Terra 2017”.Tivemos nove turmas do 2º e 3º ciclos envolvidas no referido projeto tendo sido atribuído um talhão a cada turma cuja manutenção foi da sua responsabilidade, sempre acompanhado por mim, coordenador do projeto.

7. Como é feita a preparação do solo?

A maior parte do processo é feito manualmente, com a utilização dos tradicionais utensílios agrícolas. Na parte final passamos com uma frese elétrica que nos prepara o solo para receber as plantas/sementes. Contudo, dado o tempo disponível (30 minutos/semana), mostra-se muito importante termos outra capacidade de resposta mais expedita de forma a rentabilizarmos o nosso tempo útil. Assim, mostra-se fundamental dispormos de uma motoenxada que nos permita realizarmos esta operação da preparação do terreno de uma forma mais rápida.Pensavamos que, a parceria com o AKI, a aquisição de uma máquina com essas características fosse possível concretizar mas cedo percebi que isso não seria possível.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com os resíduos provenientes da horta, das árvores de fruto e ornamentais, das cápiulas de café, cascas de ovos, etc

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alho, cebola, cebolinho, alface, pepino, abóbora, pimento, courgete (tradicional e amarela), couve roxa, couve Kale, couve portuguesa, tomate, beringela, beterraba, coentros, salsa, rúcula, oregãos, tomilho, caril, chá principe e uma sementeira de chagas.

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Adquirimos já os deposítos para a recolha das águas do tehado do pavilhão de Educação Física mas ainda não tivemos oportunidade de fazer as ligações com os tubos de escoamento.
Neste momento a rega é efetuada com regador e mangueira.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Fazemos o controle visual. Não temos problemas neste domínio. Verificamos, desde há dois anos um número significativo de joaninhas, temos um ouriço que vagueia por todo o Parque Onofre, possuímos um lago com vários tipos de peixes e batráquios. Temos plantas aromáticas que funcionam como repelentes e as chagas que funcionam como atraentes e se necessário eliminamos estas plantas quando estão com um número significativo de pragas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

Possuímos uma capoeira junto à horta que no ano 2016/17 recebeu frangos e galinhas poedeiras. Contudo, no presente ano letivo decidimos não continuar com essa atividade, por manifesta falta de tempos dedicados à horta.

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Recebi turmas de C.Naturais onde abordamos os conteúdos da reprodução, propagação/multiplicação de plantas.

15. Outros aspetos de realce da horta

Os talhões da nossa horta têm a configuração das principais figuras geométricas. Esta situação permite que por ocasião das aulas de Matemática as turmas se possam deslocar à horta para desenvolverem o estudo de alguns conteúdos (Ex: medições, perímetros, áreas, ..). Também os depósitos que adquirimos, para além de proporcionar uma melhor gestão da água, permite trabalhar o conteúdo dos volumes.

15.1. Link para a página da horta

Não possuímos link da página da horta.

 

Publicado por: avatar Escola Básica Integrada de Santo Onofre

Professor coordenador da horta: Carlos Manuel Vicente Pessoa