Horta grande (superior a 50m²)



5 anos
150m2
2
Educação para a Cidadania
180 alunos/ 30 minutos semana
1
Sim
Muito esporadicamente, uma vez que achamos interessante que a que a sua presença coincida com a presença do aluno na horta.
Dado que a horta fica localizada junto a uma zona de passagem de moradores do bairro, estamos muito frequentemente em contacto com as pessoas, o que permite troca de experiências, troca de plantas/sementes, e muitas vezes apenas conversar com as pessoas.
Temos, por vezes, colaboradores, que são irmãos mais velhos de alunos que já frequentaram a escola e que ficam com uma ligação afetiva muito forte.
O entusiasmo que os familiares mostram por ocasião do “Dia Aberto” realizado sempre em abril, e que a visita à horta é sempre “obrigatória”. Fazemos sempre por esta ocasião vários tipos de sensibilizações: importância dos produtos biológicos; determinação do pH do solo; separação de resíduos; etc...
Todos os trabalhos realizados na horta são realizados por todos os alunos envolvidos no projeto “Preparar o Futuro na Horta”. Trata-se de um projeto da minha autoria e que foi premiado no concurso “Prémio Nacional Redescobrir a Terra 2017”.Tivemos nove turmas do 2º e 3º ciclos envolvidas no referido projeto tendo sido atribuído um talhão a cada turma cuja manutenção foi da sua responsabilidade, sempre acompanhado por mim, coordenador do projeto.
A maior parte do processo é feito manualmente, com a utilização dos tradicionais utensílios agrícolas. Na parte final passamos com uma frese elétrica que nos prepara o solo para receber as plantas/sementes. Contudo, dado o tempo disponível (30 minutos/semana), mostra-se muito importante termos outra capacidade de resposta mais expedita de forma a rentabilizarmos o nosso tempo útil. Assim, mostra-se fundamental dispormos de uma motoenxada que nos permita realizarmos esta operação da preparação do terreno de uma forma mais rápida.Pensavamos que, a parceria com o AKI, a aquisição de uma máquina com essas características fosse possível concretizar mas cedo percebi que isso não seria possível.
Sim
Com os resíduos provenientes da horta, das árvores de fruto e ornamentais, das cápiulas de café, cascas de ovos, etc
Alho, cebola, cebolinho, alface, pepino, abóbora, pimento, courgete (tradicional e amarela), couve roxa, couve Kale, couve portuguesa, tomate, beringela, beterraba, coentros, salsa, rúcula, oregãos, tomilho, caril, chá principe e uma sementeira de chagas.
Não
Adquirimos já os deposítos para a recolha das águas do tehado do pavilhão de Educação Física mas ainda não tivemos oportunidade de fazer as ligações com os tubos de escoamento.
Neste momento a rega é efetuada com regador e mangueira.
Fazemos o controle visual. Não temos problemas neste domínio. Verificamos, desde há dois anos um número significativo de joaninhas, temos um ouriço que vagueia por todo o Parque Onofre, possuímos um lago com vários tipos de peixes e batráquios. Temos plantas aromáticas que funcionam como repelentes e as chagas que funcionam como atraentes e se necessário eliminamos estas plantas quando estão com um número significativo de pragas.
Não
Não
Possuímos uma capoeira junto à horta que no ano 2016/17 recebeu frangos e galinhas poedeiras. Contudo, no presente ano letivo decidimos não continuar com essa atividade, por manifesta falta de tempos dedicados à horta.
Recebi turmas de C.Naturais onde abordamos os conteúdos da reprodução, propagação/multiplicação de plantas.
Os talhões da nossa horta têm a configuração das principais figuras geométricas. Esta situação permite que por ocasião das aulas de Matemática as turmas se possam deslocar à horta para desenvolverem o estudo de alguns conteúdos (Ex: medições, perímetros, áreas, ..). Também os depósitos que adquirimos, para além de proporcionar uma melhor gestão da água, permite trabalhar o conteúdo dos volumes.
Não possuímos link da página da horta.