Horta grande (superior a 50m²)



2 ou 3 anos
100 m2
3
Ciências Naturais, Hortofloricultura, Matemática e Cidadania e Desenvolvimento.
aproximadamente 40
2
Não
Venda dos produtos hortícolas à comunidade Educativa.
Reportagem do Correio da manhã sobre a horta e divulgada na página de internet da escola emhttps://www.cardosolopes.net/site/index.php/item/2313-quinta-pedagogica-da-escola-eb2-3-cardoso-lopes
Os atos de instalar, regar, mondar, lavrar, sachar, instalar culturas, ..., são efetuados pelos alunos sob a orientação do professor responsável.
A limpeza é feita manualmente e os resíduos orgânicos são encaminhados para a compostagem. A lavra é efetuada com a ajuda de uma motocultivadora. Os produtos hortícolas são instalados manualmente. A fertilização, manual, é feita com estrume de cavalo, com o compostos produzido na horta e por vermicomposto produzido por minhocas.
Sim
Com resíduos orgânicos vegetais (fruta, batatas, legumes, borras de café, cascas de ovos, ...) recolhida na cantina da escola ou trazida por professores, bem como com os vegetais envelhecidos e em condições impróprias para consumo .
Alfaces e cebola; Cebolo e tomateiros; Couve rocha, couve coração, alface e cebola.
Não
Através de mangueira ou com regador, de manhã ou ao fim da tarde.
Sim e diariamente.
Sim
Foram combatidos com soluções de: água com sabão e de urtigas maceradas decompostas em água.
Sim
Coelhos, aves (patos, gansos, faisões, ...) e um porco anão.
Venda de produtos hortícolas;
Dinamização do Projeto Flexibilidade Curricular focado nas disciplinas de Ciências Naturais (importância das plantas como fonte de alimentos e de matérias primas) e matemática (áreas e perímetros).
A vertente pedagógica na aplicação de conteúdos curriculares e o envolvimento dos alunos.