Escola E.B. 2,3 Cardoso Lopes

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2 ou 3 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

100 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Ciências Naturais, Hortofloricultura, Matemática e Cidadania e Desenvolvimento.

3.3. N.º de alunos envolvidos

aproximadamente 40

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

2

4. As famílias são envolvidas?

Não

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Venda dos produtos hortícolas à comunidade Educativa.
Reportagem do Correio da manhã sobre a horta e divulgada na página de internet da escola emhttps://www.cardosolopes.net/site/index.php/item/2313-quinta-pedagogica-da-escola-eb2-3-cardoso-lopes

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os atos de instalar, regar, mondar, lavrar, sachar, instalar culturas, ..., são efetuados pelos alunos sob a orientação do professor responsável.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza é feita manualmente e os resíduos orgânicos são encaminhados para a compostagem. A lavra é efetuada com a ajuda de uma motocultivadora. Os produtos hortícolas são instalados manualmente. A fertilização, manual, é feita com estrume de cavalo, com o compostos produzido na horta e por vermicomposto produzido por minhocas.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com resíduos orgânicos vegetais (fruta, batatas, legumes, borras de café, cascas de ovos, ...) recolhida na cantina da escola ou trazida por professores, bem como com os vegetais envelhecidos e em condições impróprias para consumo .

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces e cebola; Cebolo e tomateiros; Couve rocha, couve coração, alface e cebola.

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Através de mangueira ou com regador, de manhã ou ao fim da tarde.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim e diariamente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Foram combatidos com soluções de: água com sabão e de urtigas maceradas decompostas em água.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Sim

13.1. Se sim, que espécies?

Coelhos, aves (patos, gansos, faisões, ...) e um porco anão.

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Venda de produtos hortícolas;
Dinamização do Projeto Flexibilidade Curricular focado nas disciplinas de Ciências Naturais (importância das plantas como fonte de alimentos e de matérias primas) e matemática (áreas e perímetros).

15. Outros aspetos de realce da horta

A vertente pedagógica na aplicação de conteúdos curriculares e o envolvimento dos alunos.

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Escola E.B. 2,3 Cardoso Lopes

Professor coordenador da horta: Nuno Amaral