Escola Básica Amadeo de Souza-Cardoso
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
No ano letivo anterior existia uma mini-horta. Este ano decidiu-se aumentar a sua área. Ficou implementada numa parte onde, em tempos, existiu uma estufa, atualmente desativada. Esperamos aumentar a sua área no próximo ano letivo.
2. Área aproximada da horta (m²)
49 metros quadrados
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
8
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Ciências da Natureza e Ciências Naturais, Educação Visual e Tecnológica, Educação Visual, Físico-Química e professores da Unidade de Educação Especial.
3.3. N.º de alunos envolvidos
aproximadamente 20
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
6
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
Tivemos a colaboração de um Encarregado de Educação que veio por duas vezes à escola ajudar e esclarecer a forma de plantação das hortículas.
Vários Encarregados de Educação contribuíram com várias espécies de hortículas.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Os alunos, e a comunidade educativa em geral, constataram que era possível, com muita facilidade, criar uma horta. A horta passou a ser um ponto de encontro e de passagem diária de alunos, professores e funcionários. Cada vez mais foi ganhando "adeptos" que queriam contribuir para o seu aumento com espécies para lá colocar e fazer a sua manutenção. A horta passou a fazer parte de todos os elementos da escola. Era a horta da escola e não a horta do Clube Eco-Escolas.Os alunos da Unidade de Educação Especial visitavam e colaboravam na horta. Foi uma mais valia para esses alunos.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Normalmente a rega da parte da manhã é assegurada por funcionários e professores sem atividade letiva, pois os alunos têm aulas. Quando estão em acompanhamento, são os próprios alunos, juntamente com o professor acompanhante, que realizam a rega.
A manutenção da horta era feita sempre que houvesse alunos disponíveis. De um modo sistemático, grupos de alunos ficavam na escola às quartas feiras de tarde para, juntamente com professores e funcionários disponíveis realizarem os trabalhos necessários na horta.
7. Como é feita a preparação do solo?
Com a colaboração dos funcionários da Câmara foi preparado o terreno para a horta que se encontrava em mau estado.Este foi revolvido, a uma profundidade suficiente, com máquinas que a escola não possuía para o efeito.
Seguidamente foi feita a plantação, por etapas, das hortículas com a colaboração dos alunos, encarregado de educação, professores e funcionários.
Durante a plantação e, nalguns casos após, foi utilizado estrume de cavalo.
8. É feita compostagem?
Não
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
alface-cebola
batata - repolho
pimentos - tomates
abóbora - feijão
cenoura - salsa
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Normalmente a rega da parte da manhã é assegurada por funcionários e professores sem atividade letiva, pois os alunos têm aulas. Quando estão em acompanhamento, são os próprios alunos, juntamente com o professor acompanhante, que realizam a rega. Em dias muito quentes também é feita a rega ao final da tarde por funcionários da escola.
Fazemos a recolha de água da chuva. Se disponível, a rega é feita com essa água, com regador.
Quando não disponível é feita com mangueira, existindo para o efeito um ponto de abastecimento de água muito perto da horta.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Como a horta foi implementada, por questões logísticas alheias à nossa vontade e também devido às condições climatéricas desfavoráveis, já tardiamente, não detetamos ainda, de forma significativa, a presença de pragas e doenças.
No entanto, observamos diariamente a horta e fazemos a limpeza da mesma, removendo ervas daninhas e sujidade existente . Esta operação é feita à mão.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Os produtos hortícolas já recolhidos (ainda poucos) foram entregues na cozinha da escola.
Realizamos o Dia Eco- Escolas (1 de junho) junto à nossa horta. Como se realizou, conjuntamente, o Dia da Criança e a escola teve a adesão de toda a Comunidade Educativa, a horta foi "palco" de atração pelos presentes. Junto à horta foram realizadas várias atividades (concursos, jogo da alimentação saudável, jogo dos maus hábitos, jogo da reciclagem, etc).
15. Outros aspetos de realce da horta
15.1. Link para a página da horta
Não existe uma página específica da horta. Os artigos relacionados com a horta são colocados na página da escola (http://www.amadeo.pt/)e no placard do Eco-Escolas.