Horta pequena (até 50m²)



No ano letivo anterior existia uma mini-horta. Este ano decidiu-se aumentar a sua área. Ficou implementada numa parte onde, em tempos, existiu uma estufa, atualmente desativada. Esperamos aumentar a sua área no próximo ano letivo.
49 metros quadrados
8
Ciências da Natureza e Ciências Naturais, Educação Visual e Tecnológica, Educação Visual, Físico-Química e professores da Unidade de Educação Especial.
aproximadamente 20
6
Sim
Tivemos a colaboração de um Encarregado de Educação que veio por duas vezes à escola ajudar e esclarecer a forma de plantação das hortículas.
Vários Encarregados de Educação contribuíram com várias espécies de hortículas.
Os alunos, e a comunidade educativa em geral, constataram que era possível, com muita facilidade, criar uma horta. A horta passou a ser um ponto de encontro e de passagem diária de alunos, professores e funcionários. Cada vez mais foi ganhando "adeptos" que queriam contribuir para o seu aumento com espécies para lá colocar e fazer a sua manutenção. A horta passou a fazer parte de todos os elementos da escola. Era a horta da escola e não a horta do Clube Eco-Escolas.Os alunos da Unidade de Educação Especial visitavam e colaboravam na horta. Foi uma mais valia para esses alunos.
Normalmente a rega da parte da manhã é assegurada por funcionários e professores sem atividade letiva, pois os alunos têm aulas. Quando estão em acompanhamento, são os próprios alunos, juntamente com o professor acompanhante, que realizam a rega.
A manutenção da horta era feita sempre que houvesse alunos disponíveis. De um modo sistemático, grupos de alunos ficavam na escola às quartas feiras de tarde para, juntamente com professores e funcionários disponíveis realizarem os trabalhos necessários na horta.
Com a colaboração dos funcionários da Câmara foi preparado o terreno para a horta que se encontrava em mau estado.Este foi revolvido, a uma profundidade suficiente, com máquinas que a escola não possuía para o efeito.
Seguidamente foi feita a plantação, por etapas, das hortículas com a colaboração dos alunos, encarregado de educação, professores e funcionários.
Durante a plantação e, nalguns casos após, foi utilizado estrume de cavalo.
Não
alface-cebola
batata - repolho
pimentos - tomates
abóbora - feijão
cenoura - salsa
Sim
Normalmente a rega da parte da manhã é assegurada por funcionários e professores sem atividade letiva, pois os alunos têm aulas. Quando estão em acompanhamento, são os próprios alunos, juntamente com o professor acompanhante, que realizam a rega. Em dias muito quentes também é feita a rega ao final da tarde por funcionários da escola.
Fazemos a recolha de água da chuva. Se disponível, a rega é feita com essa água, com regador.
Quando não disponível é feita com mangueira, existindo para o efeito um ponto de abastecimento de água muito perto da horta.
Como a horta foi implementada, por questões logísticas alheias à nossa vontade e também devido às condições climatéricas desfavoráveis, já tardiamente, não detetamos ainda, de forma significativa, a presença de pragas e doenças.
No entanto, observamos diariamente a horta e fazemos a limpeza da mesma, removendo ervas daninhas e sujidade existente . Esta operação é feita à mão.
Não
Não
Os produtos hortícolas já recolhidos (ainda poucos) foram entregues na cozinha da escola.
Realizamos o Dia Eco- Escolas (1 de junho) junto à nossa horta. Como se realizou, conjuntamente, o Dia da Criança e a escola teve a adesão de toda a Comunidade Educativa, a horta foi "palco" de atração pelos presentes. Junto à horta foram realizadas várias atividades (concursos, jogo da alimentação saudável, jogo dos maus hábitos, jogo da reciclagem, etc).
Não existe uma página específica da horta. Os artigos relacionados com a horta são colocados na página da escola (http://www.amadeo.pt/)e no placard do Eco-Escolas.