Escola Básica de Góis (ex. Escola Básica Integrada com Jardim de Infância de Góis)
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Desde setembro de 2013.
2. Área aproximada da horta (m²)
128,4
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
4
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Ciências Naturais
3.3. N.º de alunos envolvidos
20
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
1
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
A dinamização e manutenção da horta ocorre ao longo do ano, mas a maioria dos trabalhos desenvolvidos na horta são executados a partir de março, uma vez que a geada e as baixas temperaturas do inverno impedem a preparação do terreno.
O envolvimento das famílias é solicitado através de reuniões com os representantes dos Encarregados de Educação e com os representantes dos alunos do Conselho Eco-Escolas onde são tomadas decisões sobre os passos a seguir na concretização do projeto.
Alguns familiares dos alunos oferecem à Escola sementes e algumas plantas da época para a horta.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
-Interesse dos alunos em colaborarem na manutenção da horta;
- Inscrição dos alunos no Clube Eco-Escolas;
- Participação voluntária de alguns alunos do 9ºano na manutenção da horta da Escola.
- Interesse dos alunos em reproduzirem na Escola os conhecimentos que possuem sobre agricultura tradicional.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção da horta é feita semanalmente às quintas-feiras das 12h às 13h 30min com a colaboração dos alunos do Clube Eco-Escolas e com a supervisão dos professores responsáveis pelo Projeto na Escola.
Durante a semana alguns alunos com necessidades educativas especiais dedicam algum tempo do seu currículo à manutenção da horta. Estes alunos são acompanhados pelo Professor de Educação Especial.
A Escola também conta com a preciosa ajuda das técnicas da ADIBER( Associação de desenvolvimento Integrado da Beira Serra) para a orientação dos alunos na horta.
O trabalho desenvolvido é rotativo de forma a todos participarem no cultivo, rega e na sua manutenção.
7. Como é feita a preparação do solo?
O solo da horta é muito duro, com pedras e muitas ervas daninhas. O seu tratamento é muito difícil o que condiciona as culturas existentes. Na Primavera é solicitada a colaboração do Município e da ADIBER para que o terreno seja lavrado. A fertilização do solo é feita com composto orgânico produzido no local.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
A Escola possui um compostor oferecido pela Junta de Freguesia de Góis onde coloca os materiais orgânicos do refeitório e da própria horta.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
As culturas são as que constam no croqui da horta, nomeadamente:
Acelgas
Alfaces /rúcula
Cebolas / salsa/ coentros/ orégãos
Pimentos/ Tomateiros
Batatas
Feijão
Couves de cortar
11. É feita recolha da água da chuva?
Sim
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A água da chuva é canalizada para um contentor existente na horta. A rega é feita com o regador e balde.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
A monitorização de pragas e doenças é feita por observação direta. Até ao momento, não tem havido necessidade de fazer controlos biológicos
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
No dia do Eco- Escolas - venda de produtos da horta e ao longo do ano organização de pequenas feiras de produtos biológicos. No dia alimentação foram confecionados alguns pratos com produtos da horta. Também alguns produtos são levados para o acantonamento realizado no final de junho para os alunos carenciados da Escola.
Em setembro os alunos também colaboram na colheita de sementes.
Os alunos do clube estão a preparar as placas identificativas das espécies e a criação de canteiros em garrafões e paletes.
15. Outros aspetos de realce da horta
Na horta da Escola encontram-se germinações de espécies autóctones em garrafas de plástico que foram preparadas pelos alunos de todos os ciclos. A manutenção das espécies germinadas é da responsabilidade dos alunos do clube Eco-Escolas.