Escola Básica Engº Fernando Pinto de Oliveira
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Há 3 meses.
2. Área aproximada da horta (m²)
0,24
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos
3
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Trabalho de projeto; Ciências Naturais; Geografia
3.3. N.º de alunos envolvidos
5
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
2
4. As famílias são envolvidas?
Sim
4.1. Como e com que frequência?
As famílias forem envolvidas na recolha de plantas aromáticas para a horta e na transmissão de informações sobre os cuidados a ter com as mesmas.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
A horta é recente e a sua dimensão é pequena. Por este motivo não teve impacto na comunidade nem nos alunos da escola, com exceção dos alunos envolvidos na sua construção.
Este trabalho insere-se no plano de ação do Programa Eco-Escolas e no trabalho de projetos destes alunos. Além da construção da horta, que só passou a ser horta vertical devido a várias circunstância que não interessa estar aqui a especificar, estes alunos pesquisaram sobre as plantas lá colocadas e irão apresentar o seu trabalho aos encarregados de educação da turma no dia 13 de junho.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Os alunos que a construíram têm monitorizado a horta quase diariamente, uma vez que esta se situa no espaço de recreio.
Não há uma repartição específica de tarefas.
Ainda não está definido como será realizada a sua monitorização durante o período de férias escolares.
7. Como é feita a preparação do solo?
O solo foi inicialmente comprado. Entretanto os alunos construíram um compostor, no qual serão colocados os resíduos da manutenção dos jardins. Pretende-se no futuro fertilizar o solo com o composto obtido por este processo.
8. É feita compostagem?
Sim
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Como já foi referido antes, foi construído um compostor. Neste serão colocados os resíduos da manutenção dos jardins e, eventualmente no futuro, com alguns provenientes da cozinha.
Neste momento o compostor ainda não está ativo.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Foram plantadas ervas aromáticas: salsa, cebolinho, alecrim, coentros, erva-cidreira, manjericão, oregãos e tomilho.
11. É feita recolha da água da chuva?
Não
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Quando é necessário regar, os alunos regam diretamente com um vasilhame. A água é da torneira.
12. Monitorização de pragas e doenças
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
De momento ainda não.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
Não
13.1. Se sim, que espécies?
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
A horta foi concluída no final do ano letivo. Por este motivo não há outras atividades em torno da horta, além da sua manutenção.
15. Outros aspetos de realce da horta
Não há aspetos a realçar.